• ALBA: CONSTRUÇÃO DO TRAMO 3 DO METRÔ DE SALVADOR DOMINOU O PEQUENO EXPEDIENTE

ALBA: CONSTRUÇÃO DO TRAMO 3 DO METRÔ DE SALVADOR DOMINOU O PEQUENO EXPEDIENTE

10 de dezembro de 2019 \\ Geral

O assunto que dominou o pequeno expediente desta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi o ato de assinatura do governador Rui Costa para a construção do tramo 3 do metrô de Salvador, que vai chegar ao bairro de Cajazeiras, passando por Águas Claras. 

O deputado Jacó (PT) destacou que a extensão, trecho que terá 5,5 quilômetros, “vai revolucionar a mobilidade urbana da capital, completando assim o projeto de desenvolvimento que foi planejado pelo Governo do Estado”. O parlamentar lembrou ainda que, nesta terça-feira (10), será assinada a ordem de serviço para a implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT), que vai ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à localidade Ilha de São João, no município de Simões Filho.

Segundo Robinson Almeida (PT), a ordem de serviço para o novo tramo do metrô significa incluir mais de 600 mil pessoas à malha rodoviária da cidade: “comparativamente, é como colocar toda a população de Feira de Santana para ter acesso ao metrô de Salvador”. Para o petista, a capital baiana está recebendo o maior investimento da história em obras de mobilidade urbana, já que, “somando-se os anúncios do metrô e das obras do VLT do Subúrbio, temos aí próximo de R$ 2 bilhões”.

A deputada Olívia Santana (PC do B), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia, destacou a escolha da modelo sul-africana Zozibini Tunzi como Miss Universo 2019. “Tive muita alegria em saber que a mulher mais linda do mundo é negra. Isso é um elemento inovador que merece ser destacado, porque a estética negra sempre foi negada”, pontuou a legisladora, que também agradeceu o apoio recebido dos colegas para a realização do Parlamento Feminista na última semana na ALBA. Ao fim do seu discurso, saudou o governador Rui Costa pela ordem de serviço assinada para implantação do trecho do metrô que vai de Pirajá até Águas Claras, atendendo a região de Cajazeiras.

Maria del Carmen (PT) parabenizou a colega Olívia Santana pela realização do Parlamento Feminista. “A quantidade de depoimentos fartos, corajosos, determinados, de tantas e tantas mulheres, me emocionou. Elas estão extremamente preparadas para ocupar qualquer cargo”, assinalou. A petista também mencionou o ato do governador Rui Costa, que autorizou a obra para levar o metrô a Águas Claras. Maria del Carmen afirmou que a chegada do modal de transporte ao bairro é um sonho de moradores da região.

Tiago Correia (PSDB) registrou que, através de indicação encaminhada pela Casa, solicitou ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF-BA), o inspetor Virgílio de Paula Tourinho, a doação de armas à Guarda Municipal de Salvador. O tucano aproveitou para parabenizar o presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior, que foi outorgado mais cedo com a Comenda Dois de Julho; e a Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur) pela realização da 2ª edição do ‘Scream – Salvador Creativity and Media Festival’, ocorrido no final de semana, na capital baiana.

O deputado Zó (PC do B) demonstrou contentamento, celebrando no plenário a notícia de cheia do Rio São Francisco. “Depois das chuvas no Norte de Minas Gerais e no Oeste da Bahia, o Rio São Francisco e o Lago de Sobradinho voltam a subir”, comemorou o comunista. Ele relembrou que foram “três anos consecutivos quase no volume morto”, ratificou que o rio inspira cuidados e fez o apelo, “como ribeirinho que sou, filho daquelas águas”, para que a Casa abrace, entre suas prioridades, ações e políticas voltadas à revitalização do Velho Chico.

O deputado Marcelo Veiga (PSB) registrou em plenário a sua agenda cumprida nas cidades de Antas e Sátiro Dias. Em Antas, o parlamentar contou que esteve na festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em Sátiro Dias, esteve com o ex-prefeito Pedrito em um evento que reuniu cerca de 1.500 pessoas. O deputado parabenizou o novo presidente do PT, Éden Valadares, que tomou posso no cargo no fim de semana, ao lado da vice-presidente Vera Lúcia Barbosa.

O deputado Euclides Fernandes (PDT) subiu à tribuna para falar da agenda cumprida pelo governador Rui Costa (PT) na cidade de Jequié, na última sexta-feira (6). Na ocasião, o chefe do Executivo inaugurou a nova sede do Colégio da Polícia Militar Professor Luiz Cotrim, em Jequié. Ainda na oportunidade, foi entregue uma nova pista de atletismo no 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), além de cinco novas viaturas para a Companhia de Policiamento Especializado. Para a saúde da região, o deputado lembrou que foram entregues 17 ambulâncias para os municípios de Aiquara, Barra Rocha, Brejões, Cordeiros, Gongogi, Ibicuí, Itagibá, Itambé, Itapitanga, Itiruçu, Jequié, Milagres, Presidente Jânio Quadros, Uruçuca e Vitória da Conquista. Ainda foram entregues equipamentos de saúde para as prefeituras de Barra do Choça, Jiquiriçá e Lajedo do Tabocal.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.