• LEAL, SANCHES, FABÍOLA E TARGINO RECEBERÃO TROFÉU DESTAQUE PARLAMENTAR 2019

LEAL, SANCHES, FABÍOLA E TARGINO RECEBERÃO TROFÉU DESTAQUE PARLAMENTAR 2019

28 de novembro de 2019 \\ Geral

Os jornalistas credenciados junto ao Comitê Edson Alves de Imprensa da Assembleia Legislativa elegeram, em votação secreta, os quatro deputados considerados como destaques por sua atuação parlamentar e que receberão o Troféu Imprensa 2019. Os vencedores foram o presidente Nelson Leal (PP), com 15 votos; Alan Sanches (DEM) e Fabíola Mansur (PSB), com 14 votos cada; e Targino Machado, líder do DEM, com 11 votos. Também foi eleita – por unanimidade – a diretoria do comitê para o próximo biênio, sob a presidência do jornalista Raul Monteiro.

Excepcionalmente, esse ano a votação ocorreu em dois dias, pois as chuvas que conturbaram Salvador na última terça-feira impediram muitos profissionais da imprensa especializada de chegar à sede do Legislativo, no Centro Administrativo. A dificuldade de locomoção levou a diretoria do comitê a autorizar, pela primeira vez, a continuidade do processo de escolha dos melhores deputados de 2019 por todo o dia de ontem, até as 17h, quando foi feita a apuração – trabalho coordenado pelo presidente Osvaldo Lyra. Votaram 30 profissionais credenciados e, ao contrário de anos anteriores, quando houve concentração de votos, esse ano 33 dos 63 deputados  foram votados – alguns com número significativo, levando em conta o número do colégio eleitoral.

VOTADOS

Alex da Piatã (PSD) e Olívia Santana (PC do B) receberam seis votos; Soldado Prisco (PSC) e Tiago Correia obtiveram cinco; Rosemberg Pinto, líder do PT e Pedro Tavares (DEM), receberam quatro votos; enquanto Fátima Nunes (PT), Hilton Coelho, Paulo Câmara (PSDB) e Sandro Régis tiveram três votos cada. Diego Coronel (PSD) e José de Arimateia (Republicanos) obtiveram dois votos; finalmente,  conseguiram um voto Adolfo Menezes (PP), Alex Lima (PSB), Eduardo Salles (PP), Ivana Bastos (PSD), Jacó (PT), Jurailton Santos (Republicanos), Jurandy Oliveira (PP), Marcelino Galo (PT), Marcelo Veiga (PSB), Marquinho Viana (PSB), Robinson Almeida (PT), Samuel Junior (PDT), Tom Araújo (DEM), Zé Cocá (PP) e Zé Raimundo (PT).

Esta premiação anual é o ponto central da confraternização que une os parlamentares e jornalistas anualmente, tendo o Troféu Destaque Parlamentar o caráter de incentivo às boas práticas para a atuação no Legislativo, seja em plenário, comissões técnicas ou elaboração de projetos de lei e outras proposições. Na próxima terça-feira, igualmente em votação secreta, os deputados estaduais escolhem os profissionais responsáveis pela melhor cobertura jornalística das atividades na Assembleia. 

Concorrerão ao prêmio Quintino de Carvalho os jornalistas da mídia imprensa. Ao troféu Wilson Menezes o pessoal que atua em rádio e televisão e o troféu Armando Lobracci Neto será dado ao responsável pela melhor cobertura na mídia eletrônica, sites ou blogs noticiosos. Tradicionalmente, a entrega é feita em um ato conjunto, que em 2019 acontecerá no próximo dia 10, às 15h, no Saguão Nestor Duarte, ato seguido da posse da nova diretoria do colegiado que congrega os profissionais encarregados da cobertura dos trabalhos na ALBA.

A diretoria eleita de forma unânime é integrada pelo jornalista Raul Monteiro, presidente, colunista da Tribuna da Bahia e do site Política Livre. O vice-presidente é o jornalista Osvaldo Lyra, editor e colunista da Tribuna da Bahia e a secretaria-geral ficou com o jornalista Levi Vasconcelos, colunista de A Tarde e do site Bahia.ba. As suplências ficaram respectivamente com os jornalistas Jairo Júnior, colunista do jornal Correio, e com o Tasso Franco, colunista do site Bahiajá.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE