• José de Arimateia realiza Sessão Especial “O Empoderamento da Pessoa Idosa”

José de Arimateia realiza Sessão Especial “O Empoderamento da Pessoa Idosa”

02 de novembro de 2019 \\ Geral

Casa cheia, muita vitalidade, alegria e disposição. Assim foi o clima da Sessão Especial em alusão ao Dia do Idoso (01 de outubro), promovida na tarde desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa da Bahia, pelo deputado estadual José de Arimateia, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.


Após promover a Semana do Idoso Empoderado, no início de outubro, com sete dias de atividades culturais, de lazer e de saúde no Shopping Center Lapa, o Empoderamento da Pessoa Idosa foi o tema escolhido em 2019 pelo parlamentar para a Sessão Especial, que realiza anualmente em celebração à data comemorativa dos idosos. A solenidade contou com uma palestra da Mestre em Saúde Pública Marinês Marques dobre a Política Estadual da Pessoa Idosa e foi contemplada com apresentações de dança dos grupos Molekas de Ouro, Abrigo Dom Pedro II e Dança de Salão da ASAPREV – Casa do Aposentado.


De acordo com o republicano, esta é uma forma se sensibilizar a população e o Poder Público quanto aos direitos dessas pessoas, que têm sido esquecidos. “Nós devemos enxergar em cada idoso nós mesmos no futuro, até porque a nossa população está envelhecendo cada vez mais. E será que o nosso estado e nosso país estão preparados pra isso?”, analisou, referindo-se ao fato de que em 40 anos, um quarto de nós terá mais de 65 anos de idade.


A Coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Estado da Bahia, Lúcia Mascarenhas, admite que há muito o que se fazer e a Bahia ainda está no despertar dessa caminhada. “Encontros como este são super importantes, pois são uma chamada de atenção para todo mundo do que está sendo feito e do que precisa ser feito”. A gestora deu ainda uma esperança aos idosos baianos. “É possível que o Fundo Estadual do Idoso saia ainda este ano. Estamos trabalhando para conseguir”, adiantou.


Esta é uma luta antiga do deputado José de Arimateia que, desde 2013, também cobra do Governo do Estado a regulamentação da Política Estadual da Pessoa Idosa, Projeto de Lei do qual foi relator e, desde essa época, foi aprovado pela Casa Legislativa baiana e sancionado pelo então Governador Jaques Wagner, gerando a Lei Estadual 12.925/2013. “A criação do Fundo Estadual do Idoso vai dar condições dos Fundos Municipais receberem doações de recursos de empresas privadas, assim como de pessoas físicas para investimento nas necessidades e nos direitos das pessoas idosas. Estamos na esperança que o Governo do Estado dê esse presente para os idosos da Bahia”, explicou Arimateia.


Estiveram presentes na Sessão Especial, entre outras autoridades, a Presidente do Conselho do Idoso da Cidade de Feira de Santana, Cacilda Miranda, a Presidente da Comissão do Idoso da OAB-BA, Drª Dora Márcia Zalcbergas e o Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Padre José Carlos. Além de Drª Maria Constança, membro do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, do deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) e dos vereadores Luiz Carlos (Republicanos) e Isnard Araújo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE