• Abertura dos Jogos Universitários Brasileiros é realizada nesta segunda-feira

Abertura dos Jogos Universitários Brasileiros é realizada nesta segunda-feira

21 de outubro de 2019 \\ Geral

A abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi realizada na noite desta segunda-feira (21), pelo vice-governador João Leão, no Centro Pan-Americano de Judô, em Ipitanga. A cerimônia reuniu 2.500 jovens atletas dos 26 estados do país e Distrito Federal, além de diversas autoridades. A pugilista baiana Adriana Araújo, embaixadora desta 67ª edição do Jogos, também participou do evento, que contou com apresentação da Banda Didá e show da Banda Psirico. 

A competição organizada pela Confederação Brasileira Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) tem apoio do Governo do Estado por meio das secretarias da Educação e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Os jogos já começam a partir desta terça-feira (22) em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas. A programação completa está disponível na internet.

De acordo com o secretário da Setre, Davidson Magalhães, a gestão estadual investiu R$ 6 milhões no evento que representa significante incentivo ao esporte. “São 23 mil diárias que estão sendo geradas em Salvador e Lauro de Freitas, o que representa um incremento na nossa atividade turística. O Governo do Estado traz esse evento para a nossa terra após 51 anos e vai deixar um legado importante que é o incentivo e articulação do esporte universitário na Bahia. Esporte não é só cultura, é saúde e desdobramento da integração pedagógica dos estudantes nas universidades”, pontuou.

De acordo com a CBDU, os JUBs são considerados a maior competição universitária da América Latina e um dos mais tradicionais eventos esportivos do Brasil. O vice-presidente da Confederação destacou a contribuição do evento. “Este é o momento de coroamento desses atletas que chegaram à fase final da competição, e os vencedores irão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos no México em 2020. Ao final de cada competição por modalidade, os atletas serão medalhados”, explica. 

As competições acontecerão em 13 equipamentos esportivos distribuídos entre Salvador e Lauro de Freitas. O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que o público tem acesso gratuito ao evento. “Eu tenho certeza que a população de Salvador e região metropolitana irá aproveitar para conferir nossas atividades. Teremos competições de alto nível desses atletas universitários que estão com muita vontade de competir e participar desse momento que tem como protagonista o esporte”. 

O jovem Marcus Vinicius veio do Amapá com sua equipe de handebol e a expectativa é alta. “Já estou no quinto JUBs e chegamos com vontade de fazer um excelente campeonato. Além disso, a recepção da cidade e a integração com a galera já está sendo maravilhosa.


Repórter: Jairo Gonçalves/GOVBA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.