• Ave silvestre é apreendida durante ação educativa da Semmam em parceria com a PRF

Ave silvestre é apreendida durante ação educativa da Semmam em parceria com a PRF

05 de outubro de 2019 \\ Geral

Neste sábado, 5, Dia Mundial da Ave, durante ação educativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi feita a apreensão de um pássaro silvestre, da espécie Jandaia, que estava sendo transportando em uma gaiola, na mala de um veículo. O ato ocorreu durante a abordagem no posto da PRF, KM 7, BR 116/Sul.

O animal será encaminhado, nesta segunda-feira, 7, para o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Antes disso, afirma o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, será examinado por um veterinário do órgão municipal. “A ave deverá passar por um período de quarentena para que seja devolvida à natureza”, explica.

De acordo com João Dias, a apreensão foi respaldada na Lei Federal 9.605/98, que determina que "caçar, traficar, transportar e manter animais silvestres em cativeiros é crime e da cadeia". “Transportar animal silvestre é classificado como crime ambiental”, reitera.

QUATRO DIAS DE ATIVIDADES

A programação pelo Dia Mundial da Ave teve início na última quarta-feira, 2, com visita a lojas de produtos agropecuários, onde foi feito um trabalho de orientação com distribuição de panfletos, e com palestra na Escola João Paulo I.

A atividade prosseguiu nesta sexta-feira, 4, com abordagem no posto da PRF, no distrito de Humildes. Neste dia, informa o chefe do Departamento de Educação Ambiental, também foram encontradas aves domésticas sendo transportadas de forma ilegal. “A Semmam vai manter contato com a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) para realizar um trabalho em parceria para coibir essa pratica”, pontua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.