• Debate sobre acessibilidade marca o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Debate sobre acessibilidade marca o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro de 2019 \\ Geral

Representantes de diversos segmentos organizados da sociedade de Feira de Santana se reuniram, no auditório da OAB, na manhã desta sexta-feira, 20, para debater a “Acessibilidade: desafiando barreiras”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com apoio do Governo Municipal, marcou as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa faz parte das comemorações pelo Setembro Verde, sensibilizando a sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência. E reuniu principalmente pessoas com deficiência física ou intelectual para debater questões referentes à garantia de direitos.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pablo Roberto Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa. “Reafirmamos o compromisso do Governo do prefeito Colbert Martins Filho em promover ações com o compromisso de amenizar os problemas e continuarmos avançando e enfrentando os desafios”, frisou.

Já a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorete Cerqueira, saudou a todos os participantes do evento, recitando um poema de Mário Quintana que trata sobre deficiência, e destacou a importância da luta pela garantia de direitos.

Em nome dos demais conselhos de direito de Feira de Santana, a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Lurdes Santana, também destacou a importância da união de todos visando a acessibilidade e garantia de direitos. Ela lembrou também que neste mesmo dia é comemorado o Dia Municipal da Beleza Negra, lei de autoria do ex-secretário de Desenvolvimento Social e ex-vereador Ildes Ferreira. 

Representante da Apae, Meire Portugal destacou a importância do cumprimento das leis já existentes voltadas para a garantia de direitos. “Muitas políticas públicas já existem em favor destas pessoas mas sinto a dificuldade no seu cumprimento”, afirmou.

Vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Carlos Lacerda deu testemunho do compromisso do Governo Municipal, através do secretário Pablo Roberto Gonçalves, com a promoção da garantia de direitos para as pessoas com deficiência. E foi reforçado pelo chefe da Divisão do Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Guimarães, que esteve representando o secretário Antônio Carlos Borges Júnior.

Durante o evento também foram realizadas palestras pela advogada Iolanda Araújo Alves, da Secretaria de Transportes; Ione Mansur, da Atenção Social Básica da Sedeso; e o advogado Vinícius Lira, representante da OAB.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.