• Projeto Fila Zero para pacientes com câncer no SUS está pronto para ser votado no Plenário da AL-BA; Alex da Piatã comemora

Projeto Fila Zero para pacientes com câncer no SUS está pronto para ser votado no Plenário da AL-BA; Alex da Piatã comemora

17 de agosto de 2019 \\ Geral

autoria do líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), visa alcançar pessoas portadoras de doenças graves. Apelidado de Fila Zero, a proposta, que visa acabar com fila para pacientes que tratam câncer pelo SUS, está pronto para ser apreciado no plenário da AL-BA. O texto foi aprovado, nesta semana, no âmbito da Comissão de Finanças.

De acordo com Alex, que ficou animado com a aprovação em todas as comissões nas quais o projeto tramitou, a proposta “propicia um mínimo de dignidade, eliminando as filas para realização de exames de Radioterapia, Quimioterapia e Ressonância Magnética, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS, no prazo máximo de setenta e duas horas”.

“O País não se preparou para enfrentar a doença que tem 500 mil novos casos por ano. Cerca de 50 mil morrem na fila de espera todos os anos. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um acelerador linear para cada 600 mil habitantes, o que no caso brasileiro indica a necessidade de aproximadamente 335 máquinas”, explicou.

O político ainda salientou que houve mudanças de melhoras no nível do atendimento. Segundo ele, houve um aumento de 40% do número de cirurgias neste segmento pelo SUS. De 67 mil em 2003 para mais de 90 mil nos tempos atuais.

Fonte: Bahia Assessoria e Comunicação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE