• Governo entrega 559 Cadastros Ambientais Rurais para Agricultores Familiares de Itacaré

Governo entrega 559 Cadastros Ambientais Rurais para Agricultores Familiares de Itacaré

29 de julho de 2019 \\ Geral

Encerrando a agenda no sul do Estado, o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, realizou a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para 559 agricultores familiares de Itacaré. Com o documento, os pequenos produtores passam a ter a regularização ambiental de sua propriedade, e estarão aptos para concessão de crédito agrícola.  

"Estou correndo a Bahia toda para explicar o que é o Cadastro Ambiental Rural e o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). O governador Rui Costa está investindo esforços para a regularização ambiental dos pequenos produtores rurais, hoje temos mais de 630 mil Car/Cefir da agricultura familiar, um investimento de mais de R$ 37 milhões", falou o secretário, ressaltando a importância do cadastro para fiscalização e preservação ambiental no estado. 

"Os agricultores familiares são parceiros fundamentais para preservação ambiental, pois entendem a importância da proteção das nascentes, das matas ciliares, da nossa fauna e flora para um equlíbrio ecológico que garante a sustentabilidade e a sobrevivência do homem do campo. A natureza foi bastante generosa com Itacaré, e conto com os produtores daqui para a preservação da nossa Mata Atlântica", finalizou o secretário. 

O evento foi realizado durante o VI festival gastronômico de Itacaré, Sabores de Itacaré. Para o prefeito municipal, Antônio Dionísio, esta é mais uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar, para que o pequeno produtor esteja preparado para fornecer alimento de qualidade para rede hoteleira do município, importante centro turístico da região.  

"Quando o campo não planta, a cidade não janta. Com este provérbio popular, ressalto a importância deste momento para a agricultura familiar do nosso município. O CAR garante segurança para o pequeno produtor. E vamos investir no cascalhamento das estradas vicinais para que os agricultores e agricultoras possam trazer seus alimentos com segurança", afirmou o prefeito. 

Representando os agricultores do município, o pequeno produtor Edivan Santos de Aquino recebeu, simbolicamente, o Cadastro Ambiental Rural das mãos do secretário João Carlos. "Tenho uma pequena terra aqui no município onde planto cacau, banana e laranja. Esse documento é uma segurança da nossa terra, e também para nossos filhos e netos", disse Edivan. 

Participaram ainda da cerimônia, o secretário municipal do Meio Ambiente, Marcos Luedi, o secretário de Agricultura, Humberto Matos, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Miguel da Matinha.  

Cadastro Ambiental Rural - Com o cadastro ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) passam a integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Com recursos do BNDES, e contrapartida de 15% do Governo da Bahia, ao todo já foram investidos mais de 37 milhões para o cadastramento de propriedades rurais com até 4 módulos fiscais em todo território baiano.  


Fonte: Ascom/Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE