• Deputado Alex da Piatã visita comunidade Quilombola e garante apoio para melhorar as vendas dos produtos da agricultura familiar em Aramari

Deputado Alex da Piatã visita comunidade Quilombola e garante apoio para melhorar as vendas dos produtos da agricultura familiar em Aramari

28 de julho de 2019 \\ Geral

O deputado estadual Alex da Piatã, líder do PSD na Assembléia legislativa da Bahia, acompanhado do prefeito de Aramari, município localizado no território Litoral Norte e Agreste Baiano, Fidel Carlos Souza (DEM), visitou na quinta-feira, dia 25, a comunidade Quilombola de Catuzinho.

Localizada a 11 km da sede de Aramari e 15 km de Alagoinhas, Catuzinho faz limite entre as duas cidades, foi reconhecida inicialmente em 2005, beneficiando as famílias que residem na área territorial de Alagoinhas e quatro anos depois, (2009) houve o reconhecimento das famílias residentes no município de Aramari, hoje aproximadamente 310.

O parlamentar visitou o plantio de mandioca e várias casas de farinha e ouviu dos agricultores suas queixas em ralação a venda de seus produtos. A agricultura familiar representa uma importante fonte de renda para os quilombolas e a economia local vem da produção da mandioca, a exemplo a farinha, os agricultores usam muito a fécula e seus derivados para produzir o beiju, tapioca, bolos, biscoitos e pé de moleque vendidos nas feiras-livres da região.

O agricultor Agnaldo Andrade dos Santos, casado, pai de dois filhos, trabalha na casa de farinha ao lado da residência de terça a quinta-feira e viaja para Camaçari para venda dos produtos na sexta-feira e sábado. Ele lamentou o preço da fécula, hoje custando R$ 70 o saco que vem do estado do Paraná.

O aposentado Luiz Tiburcio, 64 anos, conta que não existe atravessador na região e os agricultores que produzem os alimentos são os mesmos que viajam para vender nas feiras-livres, mas reconhece que esta bem difícil o comércio e encontrar quem queria trabalhar, pois “estes jovens não querem trabalhar na enxada e a situação piorou após a copa do mundo”, lamentou.

Outro problema enfrentado por eles é a informalidade. Josilene dos Santos, presidente da Associação local, disse ao CN que já perdeu dois clientes de supermercados de grande porte em Entre Rios, porque nos seus produtos não têm códigos de barra.

O vereador Antonio Carlos Pereira (DEM), conhecido por Toinho de Julião, morador da comunidade, contou ao CN que o deputado Alex da Piatã foi o primeiro a deputado deste visitou o Catuzinho e com um diferencial de não ter sido votado, mas demonstrou interesse em conhecer a realidade local. “Aqui precisamos nos organizar mais, ter nossos códigos de barra e divulgar mais os nossos produtos, daí convidamos o deputado Alex da Piatã para nos ajudar nesta missão”, falou o vereador.

O prefeito Fidel Carlos destacou a importância econômica da região e a força do trabalho das pessoas que vivem no Catuzinho. Ele contou ao CN que a Prefeitura tem ajudado os moradores com abastecimento d’água e assume todo custo, conservação das estradas e garantiu que tão logo suspenda as chuvas, irá recuperar todas as estradas vicinais e não medirá esforço para a legalização dos produtos, em especial com a criação de uma marca e os códigos de barra. Fidel disse aos moradores que o deputado Alex da Piatã será um aliado nesta luta.

Alex de Piatã garantiu todo apoio do mandato pra ajudar a comunidade. Relatou as experiências dos agricultores familiares de Conceição do Coité, de onde é natural e reside, propondo uma visita de intercâmbio. O parlamentar disse também que irá dialogar com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia (SEPROMI) e com a Casa Civil do governo do estado para agilizar as políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida de todos os agricultores e suas famílias.

Fonte: Redação CN (Calila Notícias)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE