• ALBA: JURANDY LAMENTAR MORTE DO DIRETOR DO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA

ALBA: JURANDY LAMENTAR MORTE DO DIRETOR DO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA

17 de junho de 2019 \\ Geral

O deputado Jurandy Oliveira lamentou o falecimento “do notável Dr. José Bahia”, ocorrido aos 85 anos de idade no último dia 9. Criado nas ruas do bairro de Brotas, José Bahia era diretor do Hospital Martagão Gesteira. Formado pela Escola Bahiana de Medicina, foram mais de 50 anos de carreira, sendo um dos principais cirurgiões pediátricos da sua geração, pontuou o deputado na moção de pesar apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia.  

Bahia foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, era conselheiro da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição mantenedora do Martagão, e presidente da Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica (Ancipe). 

 Doutor Bahia assumiu a liderança do Hospital Martagão Gesteira em 1990, quando também traçou o plano de reabertura da instituição. Naquela época, o Hospital tinha rompido o funcionamento em decorrência de uma crise financeira. Ele acompanhou de perto a luta de dois ícones da filantropia baiana: seu tio Álvaro Pontes Bahia, fundador do Martagão Gesteira, e sua prima, Irmã Dulce. 

José Bahia “foi um homem honrado e prestou relevantes serviços para Salvador”, atesta Jurandy Oliveira. Renomado em sua profissão, mais especificamente na cirurgia pediátrica, formou “inúmeros e verdadeiros discípulos”. Era um mestre em fazer amigos, “sempre prestativo e com um coração enorme, acolhia todos que o procuravam, com alegria, competência e dedicação. Sem dúvidas é uma grande perda no cenário baiano”. 

Sua ausência “deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, deixando como exemplo seu modelo feliz e solidário de vida”. Jurandy Oliveira manifestou aos familiares “ profundo respeito” e rogou “ a Deus que traga conforto aos corações enlutados”.

Fonte: ALBA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.