• Deputado Arimateia realiza Audiência Pública sobre a situação do Saneamento Básico na Bahia

Deputado Arimateia realiza Audiência Pública sobre a situação do Saneamento Básico na Bahia

06 de junho de 2019 \\ Geral

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (dia 5), o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual José de Arimateia (PRB), realizou até o início da tarde de hoje uma Audiência Pública para discutir os cuidados com os mananciais e os planos municipais de saneamento, drenagem, fornecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos. O ato, que ocorreu na Sala Eliel Martins, situada no Parlamento Baiano, reuniu centenas de pessoas interessadas na pauta ambiental.

Atento ao debate social, o deputado José de Arimateia, que organizou durante essa semana diversas atividades acerca do meio ambiente, liderou a Audiência Pública e advertiu sobre o fato de mais de 70% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam de origem de doenças que poderiam ser evitadas se existisse o investimento em saneamento básico. “O ideal seria a existência de uma verba específica para saneamento básico na Bahia e Brasil, porque lamentavelmente as autoridades sempre priorizam outros setores. Vale ressaltar que quando se investe um real em saneamento básico o gestor economiza quatro reais em Saúde Pública”, disse Arimateia, enfatizando que fará uma série de encaminhamentos na perspectiva de uma mudança significativa de cenário no setor.

Com o tom informativo, a engenheira sanitarista e ambiental, Carolina Rodeiro, ministrou uma palestra intitulada “Saneamento Básico – um Panorama do Acesso na Bahia”. No ensejo ela sublinhou acerca da importância do aterro sanitário no estado e discorreu sobre as pautas em defesa do saneamento para todos. “Precisamos defender o Saneamento Público, implantar a coleta seletiva e aterro sanitário, além de lutar pela educação ambiental. Outro ponto relevante é entender que o meio ambiente não é recurso, mas sim um patrimônio”, destacou.

O superintendente de Produção de Água e Esgotamento Sanitário da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Júlio Mota, esclareceu que o órgão atende 366 dos 417 municípios da Bahia e garantiu que já foram investidos quase quatro bilhões de reais. Para ele, o saneamento básico é um assunto extremamente importante que deveria estar na pauta de toda Política Pública do Brasil. “Temos um Plano de Saneamento em 100 cidades baianas, realmente precisamos avançar muito mais”, disse.      

Programação: Para marcar a Semana Nacional do Meio Ambiente, o republicano promoveu na Escola Municipal Comendador Jonathas Teles de Carvalho, em Feira de Santana, uma aula-palestra para crianças de sete a 12 anos sobre Educação Ambiental e Cidadania com a Educadora Ambiental Vera Schumann. Já na terça-feira (dia 4), também na “Princesa do Sertão, o parlamentar idealizou uma coleta seletiva de resíduos sólidos e distribuição de panfletos educativos com o apoio e participação da Força Jovem Universal (FJU) da localidade. Amanhã (dia 6), o deputado José de Arimateia irá promover mais uma entrega de folders informativos sobre educação ambiental em Salvador e Feira de Santana, com o objetivo de gerar uma maior conscientização na comunidade baiana.

Texto: Ludmilla Cohim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.