• FEIRA DE SANTANA: Oficina de teatro exercita o sonho de interpretar

FEIRA DE SANTANA: Oficina de teatro exercita o sonho de interpretar

02 de maio de 2019 \\ Geral

As oficinas de teatro para adultos do Programa Arte de Viver não deixam que o sonho de interpretar um personagem, de atuar numa peça de teatro, de se tornar um ator amador, seja apagado pelo tempo para mais de 40 mulheres e um homem que participam das aulas. Todos acima de 50 anos – a mais velha tem 89, dona Alaíde. Estão em fase de descobertas.

Como disse uma bem humorada aluna, as idades das oficinandas oscilam entre mamando e caducando. Mas não perdem o desejo de interpretar. Dona Raimunda Araújo (foto), 74, participa das oficinas desde a primeira turma, há nove anos. “Sempre gostei de teatro e hoje acredito que não mais conseguiria viver sem ele, porque me tornar atriz é um sonho que venho realizando a cada etapa das oficinas”.

Sônia Miranda (foto) disse que inicialmente planejou se matricular na oficina de dança. Mas a paixão pelo teatro lhe tocou bem mais forte. “Além de aprender técnicas de interpretação, o trabalho em grupo é muito gratificante porque aqui todo mundo é gente muito boa, interessante, amiga”. As aulas são realizadas no Centro de Cultura Maestro Miro.

Aos 82 anos, dona Terezinha Lima da Silva semanalmente nutre o sonha de ser atriz, mesmo que amadora. Está no grupo há mais de um ano e é uma das muitas que desviaram o foco inicial e optaram pelo teatro. “Vim me matricular na oficina de dança de salão. Mas optei pelo teatro, atividade que descobri que amo muito”. É uma das poucas alunas que não perde um dia de aula.

Duas  vezes por ano – no meio e no fim, o grupo monta um espetáculo. Estão na fase de leitura da peça de junho. “Mais do que se tornarem atores e atrizes, todos participam da integração do grupo, trabalham em equipe e vivenciam tudo”, disse o professor Zeus Oliveira, à frente das oficinas desde a criação delas. “É uma promoção social”.

O Programa Arte de Viver é mantido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Fundação Cultural Egberto Costa, e proporciona diversas oficinas artísticas e culturais, gratuitamente, para a população feirense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.