• ALBA: PARLAMENTARES DESTACAM IMPORTÂNCIA DOS ATOS DE PROTESTO NO 1º DE MAIO

ALBA: PARLAMENTARES DESTACAM IMPORTÂNCIA DOS ATOS DE PROTESTO NO 1º DE MAIO

01 de maio de 2019 \\ Geral

O 1º de Maio, que será celebrado nesta quarta-feira, foi saudado no Parlamento baiano, com falas de congratulações e defesa dos direitos dos trabalhadores, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (30). 

Primeiro orador inscrito, o deputado Bobô (PC do B) inaugurou os pronunciamentos sobre o Dia do Trabalhador, fazendo um chamamento para o ato programado no Farol da Barra, na capital baiana, a partir das 15h. “O trabalhador precisa fazer o enfrentamento, estar presente nas ruas, demonstrar o que sente e o que pensa”, defendeu o comunista, citando como pautas as lutas contra as reformas Trabalhista e da Previdência e em defesa da valorização do salário-mínimo.

O deputado Jacó (PT) também convocou a sociedade para o ‘Ocupa Barra’ e a deputada Olívia Santana (PC do B) desejou consciência política e luta. “Trabalhador e trabalhadora, vá às ruas lutar contra essa Reforma da Previdência e defenda o direito à aposentadoria dessa atual e das futuras gerações de trabalhadores e trabalhadoras”, discursou Olívia.

Associando-se às falas dos colegas, o deputado Hilton Coelho (PSOL) ratificou as críticas à proposta que tramita no Congresso Nacional: “Os trabalhadores e trabalhadoras têm que rasgar essa Reforma da Previdência, porque querem que o patrão deixe de contribuir com a Previdência dos trabalhadores”.

Para Zé Raimundo (PT), as conquistas e avanços dos trabalhadores brasileiros estão sendo ameaçados e destruídos: “Nesse 1º de Maio, é preciso manifestar repúdio e, sobretudo, renovar os sonhos de um Brasil onde o trabalho seja um meio de vida, e não de morte, que seja um lugar de redenção da liberdade e da busca de um futuro para cada homem e cada mulher”. Historiador de formação, o deputado trouxe ainda a trajetória dos movimentos que determinou a data simbólica, desde a perseguição aos trabalhadores nos Estados Unidos, em 1886, passando pelo manifesto de Silvério Fontes, em 1895, em Santos (SP), até as manifestações do movimento operário na Bahia, em 1897.

A deputada Fátima Nunes (PT) leu um trecho da letra do jingle que seria usado na campanha de Lula em 2018 para fazer referência à data: “Ao celebrar este dia, jamais poderemos esquecer daquele grande trabalhador torneiro mecânico lá em São Paulo, mas que nasceu e cresceu até a pequena idade no sertão do Pernambuco”.

Também se manifestaram os deputados José de Arimateia (PRB) – desejando saúde e perseverança aos trabalhadores – e o presidente da sessão, deputado Marcelo Veiga (PSB), que, ao finalizar os trabalhos no plenário da ALBA, felicitou os trabalhadores brasileiros pela passagem do seu dia.

Fonte: ALBA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.