• Ingredientes da agricultura familiar são destaque no Festival Gastronômico de Itaberaba

Ingredientes da agricultura familiar são destaque no Festival Gastronômico de Itaberaba

24 de março de 2019 \\ Geral

Abóbora, licuri, mel, abacaxi, carne de carneiro e porco, entre outros ingredientes da agricultura familiar foram utilizados por chefs de cozinha que participaram do primeiro Festival Gastronômico, realizado na 3ª Expo Paraguaçu e Feira Territorial da Agricultura Familiar, em Itaberaba. Os eventos têm o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e seguem até este domingo (24), no Horto Municipal de Itaberaba.

 

Estudantes, cozinheiras e o público interessado em culinária tiveram a oportunidade de participar de aulas com chefs de cozinha renomados, a exemplo de Caco Marinho, que apresentou o prato barreado de carneiro com arroz; a chef Andréa Albuquer, que apresentou a geleia de abóbora com especiarias e chutney de abacaxi; e Bruna Moreira, com o porco defumado com abacaxi caramelizado.

Receitas, dicas de como tratar o alimento para que não haja perda de nutrientes e formas de conservação da comida pronta foram compartilhadas durante as aulas. “Acho que o mais bacana nesse festival é a troca com produtor rural e consumidor final .Essa interação traz um novo olhar para o trabalho valioso do agricultor familiar”, observou Bruna.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, destacou a inserção do Festival Gastronômico pela primeira vez na programação da Expo Paraguaçu. “Fiquei encantado, pois foi um sucesso e agradou o público. Tivemos casa cheia todos os dias das aulas. Uma mistura de sabores com vários produtos da região”, sintetizou.

Degustação

Para Vanessa Torres, que faz o curso Técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu (Cetep), “saborear o barreado de carneiro foi muito bom, além de recebermos muitas instruções que dialogavam com conteúdos já vistos em sala".

Já Marilene Matos, integrante do Conselho Tutelar, degustou a geleia de abóbora com especiarias e chutney de abacaxi. Para ela, o que chamou mais atenção foi a apresentação da receita, pois a chef Andréa Albuquerque, especialista em pães, também ensinou como é possível fazer um pão com fermento natural. “A combinação do pão com chutney e geleia harmonizou muito bem. Ficou leve, saboroso. Uma delícia".

 

Fonte: Ascom/SDR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.