• ALBA: EDUARDO ALENCAR SE CONGRATULA COM POVO DE TUCANO

ALBA: EDUARDO ALENCAR SE CONGRATULA COM POVO DE TUCANO

21 de março de 2019 \\ Geral

O município de Tucano comemora nesta quinta-feira (21), 182 anos de emancipação política. Em moção de congratulações protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Eduardo Alencar (PSD) saudou a população e resgatou a história do lugar.

Até meados do século XVIII, conta o parlamentar, Tucano era uma pequena aldeia de índios, na qual o catequista Frei Apolônio ergueu a Capela de Nossa Senhora Santana. Depois, a aldeia assumiu aspectos de povoado, resultando na criação do distrito. Já no inicio do século XIX, foi elevado à categoria de Vila. Com a promulgação da Lei nº 51 de 21 de Março de 1837, criou-se o município de Tucano. 

Segundo o deputado, a origem do nome "é ainda bastante discutível”. “Para uns, deriva-se de uma aldeia de índios chamada Tucanos. Para outros, é originário das aves".

Hoje, a economia do município envolve atividades agropecuárias, turismo, indústrias de couro e cerâmica, e produtos artesanais. "Tucano é uma cidade privilegiada", considera Eduardo Alencar, pois, "embora no polígono das secas, detém um dos maiores e melhores aquíferos do Brasil".

Tem, ainda, "o potencial turístico das águas termais e medicinais", com estâncias hidrominerais em Caldas de Jorro, além do Buraco do Vento e Cachoeira do Inferno, "formada por belíssimas formações rochosas, com queda d'água esculpida pela própria natureza", e o povoado de Jorrinho, com sua água termal "e reconhecido pelo sabor incomparável do seu bode assado". 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.