•  Mais de 600 mil preservativos são distribuídos no Carnaval de Salvador

Mais de 600 mil preservativos são distribuídos no Carnaval de Salvador

06 de março de 2019 \\ Geral

Nesta terça-feira (5), último dia do carnaval, até as 18h, o Sistema de Ocorrências da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou 16 atendimentos nas unidades hospitalares, de pacientes oriundos do circuito da festa. Como em todos os anos, o Hospital Geral do Estado (HGE) foi a unidade que mais recebeu pacientes.

Do dia 1º até esta terça (5), às 18h, foram registradas 123 ocorrências no circuito do carnaval. O HGE atendeu 88 pacientes, seguido pelo Hospital Ernesto Simões Filho (16), Hospital Eládio Lasserre (13), Hospital Menandro de Faria (1), Unidade de Emergência do Curuzu (4) e o Hospital Geral Roberto Santos (1).

Agressão física foi responsável por 73 ocorrências. Foram registradas 12 agressões com arma de fogo e 11 quedas, além de 8 agressões por arma branca. Seis pacientes tiveram intoxicação exógena e seis tiveram complicações por doença preexistente. Foram cinco atropelos e dois pacientes vítimas de colisão/abalroamento. 

Vigilância Epidemiológica 

Nos quatro dias de Carnaval, as equipes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) que atuam nos Postos de Testagem localizados na Avenida Centenário (Barra) e na Avenida Adhemar de Barros (Ondina) realizaram 4.464 testes para sífilis, HIV e hepatites B e C. De acordo com os resultados, foram confirmados 14 testes positivos para HIV, 95 reagentes para sífilis, dois reagentes para hepatite B e cinco reagentes para hepatite C.

Em Porto Seguro, em parceria com a prefeitura municipal, a Sesab também montou um posto de testagem. Até o momento foram realizados 1.088 testes, com 26 resultados reagentes para sífilis e um caso suspeito para hepatite C. 

 Nos quatro dias de Carnaval foram distribuídos mais de 600 mil preservativos. Nas últimas 120 horas foram registradas 34 pessoas para atendimento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Destas, cinco foram decorrentes de violência sexual, sendo duas por acidente perfurante no circuito do carnaval e 27 por sexo desprotegido. Mais informações estão disponíveis no site da Sesab.

Fonte: Ascom/Sesab

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.