• Secretaria de Saúde recolhe até 700 pneus por dia em Feira de Santana

Secretaria de Saúde recolhe até 700 pneus por dia em Feira de Santana

30 de novembro de 2018 \\ Geral

O descarte incorreto de pneus pode colaborar para o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Devido ao grande número de recolhimento desses materiais na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 29, a II Feira de Endemias, no espaço Marcos Moraes na Avenida Getúlio Vargas. O evento, que é parte da Mobilização Contra o Aedes Aegypti, contou com várias exposições e dicas de como reaproveitar os pneus.

Diariamente, cerca de 400 a 700 pneus são recolhidos em Feira de Santana. Estes são enviados para o Ecoponto e ganham novas formas, como objetos de decoração e até cimento. “Alguns desses pneus são enviados para a empresa CBL, onde são triturados e transformados em cimento. Então ao invés de descarta-los erroneamente, é possível reaproveitar e até gerar uma renda”, ressalta a gerente do Ecoponto, Margarete Gonçalves.

Quatro caminhões são utilizados para o trabalho

De acordo com o coordenador de endemias, Edilson Matos (foto), para fazer o recolhimento na cidade são utilizados quatro caminhões. “Estamos localizados num entroncamento rodoviário, então encontramos de fato um grande volume desses materiais descartados”, informa.

"Já quero para minha casa"

A exposição chamou a atenção de Sivoneide Oliveira (foto). Ela conta que estava pesquisando sobre esses objetos e aproveitou para verificar pessoalmente. “Para quem tem uma varanda espaçosa é ótimo. Eu adorei, já quero até pra minha casa”, ressalta.

A programação também serviu para novas parcerias. No local, a Vigilância Epidemiológica esteve recebendo representantes do Conder, que se prontificaram a trabalhar em conjunto no alcance de algumas áreas da cidade, para reduzir os índices de notificações de doenças relacionadas ao Aedes aegypti. “Temos que trabalhar em prol da população. É uma parceria bem-vinda já iremos marcar treinamento com a equipe deles”, informa a supervisora técnica da VIEP, Neuza Santos.

Dia D de Mobilização nesta sexta

Em continuidade com as ações, a Vigilância Epidemiológica realiza nesta sexta-feira, 30, blitz educativa na Avenida João Durval, Estação Nova. Às 8h da manhã agentes comunitários, agentes de endemias, entre outros profissionais, farão a distribuição de informativos, com orientação para população. No mesmo horário, ações semelhantes estarão acontecendo nos bairros Mangabeira, Distrito de Humildes, Gabriela e Santo Antônio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.