• Fenagro abre as portas com expectativa de atrair 300 mil visitantes

Fenagro abre as portas com expectativa de atrair 300 mil visitantes

26 de novembro de 2018 \\ Geral

Uma semana de oportunidade para empresários do agronegócio e agricultores familiares movimentarem a economia, e também para turistas e baianos conhecerem o que é produzido no interior do estado. Até o próximo domingo (2), estão abertas ao público, simultaneamente, a 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) e a 9ª Feira da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador. A abertura foi realizada neste domingo (25), com a presença do vice-governador, João Leão, secretários e outras autoridades. Este ano a feira também comemora os 40 anos do Parque de Exposições. Nesta edição, a Fenagro tem como expectativa atrair 300 mil visitantes e movimentar R$ 100 milhões. 

O vice-governador João Leão lembrou que a Bahia é o estado brasileiro que tem o maior número de agricultores familiares do país, são 750 mil pequenos produtores, mais de três milhões de famílias vivendo da agricultura. “Temos também mais 300 mil  médios e grandes produtores. São mais de um milhão de produtores no estado, e isso é uma alta produtividade. A Bahia está se tornando um dos maiores celeiros do Brasil na produção agrícola, e agora nós estamos avançando na industrialização”, destacou. 

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a Fenagro é uma oportunidade de o Brasil conhecer a força do rural baiano. Aqui estão representados da pecuária ao artesanato, passando pelo agronegócio, os quilombos, indígenas, mostrando cadeias estratégicas, com produtos de qualidade sendo apresentados”. Ainda segundo ele, é uma oportunidade de se marcar um encontro entre quem produz e quem comercializa, que são as redes de supermercado, hotéis, restaurantes. Além disso, as feiras oferecem ao público diversão, cultura e gastronomia”. 

O licuri do Sertão do São Francisco, o mel e o artesanato da região da Bacia do Rio Corrente e todos os territórios de identidade da Bahia estão representados. O prefeito Marcão, do município de Santana, localizado no oeste da Bahia, na Bacia do Rio Corrente, destacou a importância da Fenagro para o pequeno agricultor. “É um fortalecimento da geração de emprego e renda dentro da Agricultura Familiar. Nós temos um grande número de famílias na região vivendo da agricultura, a nossa bacia não é do agronegócio. Portanto, esta feira vem fortalecer os agricultores familiares que são responsáveis por 75% dos produtos que chegam à mesa do brasileiro”. 

Agronegócio

O chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura (Seagri), Eduardo Rodrigues, destacou que a feira é também um ponto de encontro da cadeia produtiva, do conhecimento tecnológico e dos criadores. "Temos um museu da medicina veterinária e este ano estamos trazendo as palestras promovidas pela Seagri, sobre assuntos que vão desde defensivos agrícolas até produtividade, passando pela sanidade e pela segurança no campo”. 

Presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia e coordenador da Fenagro, Almir Lins destacou as inovações tecnológicas, as palestras e os congressos que serão realizados até o próximo domingo. “O rebanho baiano está sempre em primeiro lugar no Brasil, seja de caprinos, ovinos ou bovinos. Aqui nesta feira a gente mostra este trabalho. As estrelas da Fenagro são os animais, temos inclusive campeões nacionais aqui. Temos atrações para as crianças, encontros de carros antigos, parque de diversões, a Feira da Agricultura Familiar, é muita coisa legal”.

Outras atividades 

Além disso, o evento tem atividades para toda a família, como o Espaço Kids, parque de diversão, exposição da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros, apresentação de cadeias produtivas e tecnologias, rota da cachaça, arena off Road, exposição de carros antigos, feira de artesanato, feira da agricultura familiar, praça de alimentação com restaurantes diversos, exposição e torneio de animais, passeio de pônei, entre outros serviços oferecidos ao público.

O funcionário público Johannes Lacerda levou a filha Letícia, de 1 ano para visitar a feira. É a primeira vez que eles vão à Fenagro. “É um local bom para a família, um espaço enorme, aqui com os animais, seguro, minha filha adorou os pôneis Quindim e Ronaldinho, que ela montou, além dos cavalinhos e as vaquinhas. Tem a parte de alimentação, tratores, vale muito a pena visitar”, recomendou.

Repórter: Raul Rodrigues

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.