• Bahia se prepara para receber os Jogos Universitários Brasileiros 2019

Bahia se prepara para receber os Jogos Universitários Brasileiros 2019

20 de novembro de 2018 \\ Geral

Seguem, em ritmo intenso, os preparativos para a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019, na Bahia. Gestores e técnicos envolvidos na iniciativa estão cumprindo uma agenda de reuniões e visitas aos locais que irão receber os competidores e todos os ajustes identificados como necessários estão sendo feitos, a fim de ter, no estado baiano, uma das melhores edições já realizadas da competição, reconhecidamente um destaque do calendário esportivo de toda a América Latina.

Em nível estadual, a organização fica por conta da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. “Temos uma excelente estrutura, com quadras, complexos esportivos, praias e uma boa rede hoteleira. Tudo isso foi incluído e facilitou bastante a composição do projeto que foi apresentado à Confederação Brasileira do Desporto Universitário, cujos representantes já estiveram por aqui e, após diversas vistorias, aprovaram as praças esportivas que serão utilizadas no JUBs 2019”, explica o presidente da Fube, Simon Vasconcelos.

Segundo a Federação Baiana, estima-se que a competição conte com 3.500 inscritos, distribuídos nas 14 modalidades, dentre elas as mais clássicas, como a natação, caratê, atletismo e vôlei, e as que são mais modernas, como os e-sports, nos jogos FIFA e League Of Legends. “Trazer para a Bahia os JUBs após 50 anos é motivo de muita satisfação, pois teremos a chance, nessa sequência de Olimpíada e Copa do Mundo, de fazer um belíssimo evento, aproveitando toda essa estrutura que já existe e a mobilização dos estudantes, que, tenho certeza, irá transformar a Bahia em um espaço privilegiado de recepção e ao mesmo tempo de competição”, celebra o titular da Setre, Vicente Neto.


Estímulo ao esporte

Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho recebem as competições em estruturas como a Piscina Olímpica da Bahia, os ginásios de Cajazeiras e do Sesi e o Centro Panamericano de Judô. A realização do evento esportivo na Bahia foi anunciada na semana passada, durante a final do JUBs 2018, que ocorreu em Maringá.

Um dos principais objetivos do JUBs é estimular a prática esportiva nas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, bem como identificar talentos esportivos. Um desses talentos é estudante de Direito e nadador baiano Renan Barbosa, 23 anos, que conquistou duas medalhas de bronze nos jogos desse ano, categorias 400 e 800 metros livres, e é um participante garantido da edição de 2019 do evento. "A participação em Maringá foi muito boa e medalhei em duas das quatro provas que participei, mas pretendo vir mais forte no próximo ano. Espero conseguir mais duas ou três medalhas aqui na minha terra", falou o atleta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.