• Rastreamento do câncer de mama atende mulheres na região oeste

Rastreamento do câncer de mama atende mulheres na região oeste

12 de novembro de 2018 \\ Geral

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começou, nesta segunda-feira (12), a atender mulheres de 50 a 69 anos no oeste da Bahia. Desta vez, as unidades móveis realizam exames de mamografia nos municípios de Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.

Nos dois municípios, 4,2 mil mulheres estão aptas para a realização dos exames, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Para ser atendida, é preciso apresentar o documento de identidade, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de endereço. 

Em Bom Jesus da Lapa, a unidade móvel fica estacionada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (praça da antiga prefeitura), até o dia 29. Em Santa Maria da Vitória, o atendimento também prossegue até o dia 29, com a unidade móvel estacionada na Praça jacaré, atrás da Igreja Católica. O atendimento ocorre das 7h às 18h.

Desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A iniciativa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.  

O exame de mamografia detecta precocemente o aparecimento do câncer de mama, doença que se não for tratada convenientemente e precocemente, pode levar à morte. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. 

Fonte: Ascom/Sesab

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.