• Feira de Santana receberá 4ª etapa do Panorama de Criação em Dança no próximo final de semana

Feira de Santana receberá 4ª etapa do Panorama de Criação em Dança no próximo final de semana

23 de outubro de 2018 \\ Geral

Dançarinos, professores e pesquisadores em Dança da Princesa do Sertão já podem comemorar. Nos dias 27 e 28 de outubro a cidade de Feira de Santana receberá a quarta etapa do projeto Panorama de Criação em Dança - IV Seminário de Criação que objetiva proporcionar o diálogo entre artistas da capital e do interior do estado sobre os seus processos criativos, políticas culturais, metodologias de criação e reflexão sobre a prática artística em dança.

 O evento é promovido pela coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 Programação - A abertura do Seminário será às 8h30 de 27 de outubro. Às 9h começa a mesa de debate "Processos Criativos em Dança", onde os criadores convidados, Jorge Silva e Guilherme Fraga, farão uma explanação sobre seus processos criativos. Às 14h terá início o Workshop de Criação em Dança com Jorge Silva.

 No dia seguinte, 28 de outubro, às 8h, será a vez do Workshop de Criação em Dança com Guilherme Fraga. Em seguida, até as 14h acontecerá o Encontro de Avaliação do Panorama. Os workshops terão foco em estratégias de criação e os participantes receberão certificado online da atividade.

 Os inscritos também receberão um kit com pasta, caneta e bloquinho de anotações, além de livros relacionados à dança. O Panorama de Criação em Dança já passou por Salvador (2014), Juazeiro e Ilhéus (2015), Lençóis e Santa Maria da Vitória (2016).

 A próxima etapa do projeto será o lançamento do e-book, entre abril e maio de 2019, com informações das quatro edições: discussões, metodologias, relatórios, processos de criação e fotos.

Guilherme Fraga - Mineiro e artista de dança, Guilherme transita entre balé clássico, dança moderna e dança contemporânea, e é Mestre em Dança com pesquisa em Coreografia e Composição Coreográfica. Integrou o Grupo Êxtase de Dança entre 2010 e 2013, onde trabalhou com o maitre cubano Reynaldo Muniz e coreógrafos como Mário Nascimento, Alex Neoral e Fernando Martins. Desde 2014 vive em Salvador onde atua como bailarino profissional. Já passou pelo Balé Jovem de Salvador (2015), Núcleo Viladança e Coletivo Los INnato (2015), Katharsis Cia de Dança (2016-2018) e Casa 4 (2017-2018). Foi professor da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia lecionando nas áreas de criação, dança moderna e dança contemporânea. Atualmente é professor de Dança Contemporânea no Studio Eliane Brasil.

Jorge Silva - Soteropolitano, iniciou a dança no Centro Social Urbano da Caixa d´Água. Trabalhou com mestres da Bahia como Carla Moraes, Cida Linhares, Sônia Gonçalves e Mestre King, tendo o suporte necessário para a visibilidade na arte. Hoje, realiza um trabalho de resistência e estilo próprio. Foi premiado pela primeira vez em 1985 com o espetáculo paisagens, e no ano seguinte com o espetáculo "Carnaval dos Mortos", garantindo a sua participação na Oficina Internacional de Dança, e a partir de então não parou mais de criar. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.