• CMDI: processadora de imagem recebe manutenção e novo mamógrafo ampliará em 50 por cento atendimento

CMDI: processadora de imagem recebe manutenção e novo mamógrafo ampliará em 50 por cento atendimento

15 de outubro de 2018 \\ Geral

A máquina processadora de filmes radiográficos (raio-x) que integra o mamógrafo do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine, mantido pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, já está em pleno funcionamento.

A empresa Roma Medical Comércio, Serviços e Equipamentos LTDA foi a responsável pela manutenção preventiva e corretiva do equipamento da marca Macrotec MX2.

A aquisição de peças substituiu engrenagens nylon, helicoidais e rosca, polias, molas e arruelas, buchas, rolos de borracha, fenol, travas e guias do equipamento. O custo da manutenção totalizou apenas R$ 6.817,20.

“De imediato, assim que observamos a falha técnica no aparelho, contratamos uma empresa especializada para realizar o conserto”, explica Gilberte Lucas.

No período de reparo, técnicos do CMDI orientaram os pacientes a realizarem exames de mamografia no Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH) e no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).

Novo mamógrafo

Gilberte Lucas (foto) revela que um novo mamógrafo e processadora digital já foram adquiridos pela Fundação Hospitalar e o atendimento à comunidade será ampliado em até 50%.

“Vamos aumentar de mil para mil e quinhentos atendimentos por mês com a aquisição do novo aparelho”, afirma a presidente da FHFS. O moderno mamógrafo deverá chegar em um prazo de até 45 dias.

A mamografia consegue diagnosticar alterações no tecido mamário como possíveis nódulos e até mesmo o câncer de mama.

Especialmente durante este mês de campanha Outubro Rosa - voltada ao alerta, prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama - a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, através do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), realiza de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 17h, triagem e marcação para exame de mamografia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.