• Mostra de Pesquisa do HGCA debate gênero, raça e preconceitos no atendimento na Saúde

Mostra de Pesquisa do HGCA debate gênero, raça e preconceitos no atendimento na Saúde

21 de setembro de 2018 \\ Geral


 
A VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi realizada nesta quinta-feira, 20, reunindo público recorde, com mais de 300 pessoas no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O evento teve como tema “Políticas e Sujeitos (in)visíveis na pesquisa e na assistência no SUS”, e é promovido pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETS), com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (NUPED) do HGCA, em parceria com as instituições de ensino superior, conveniadas ao hospital. 

O diretor do HGCA, José Carlos de Carvalho Pitangueira, abriu oficialmente o evento. Ele falou da consolidação da Mostra como o maior evento de pesquisa da rede Sesab, e também do lançamento do Suplemento da Revista Baiana de Saúde Pública. “Este ano tivemos recorde de trabalhos inscritos, foram 95 no total. A Mostra é uma das maiores oportunidades que os pesquisadores têm de expor o resultado de pesquisas realizadas no Clériston Andrade. É um evento que me orgulha, pois foi implantado em minha gestão e temos visto em cada edição o crescimento desse trabalho, graças também a contribuição de todos que organizam o evento. O lançamento do Suplemento da Revista Baiana de Saúde Pública, com os trabalhos feitos no HGCA é a maior prova disso", ressaltou o diretor.

A conferência de abertura foi realizada pelo professor Ailton da Silva Santos, tendo como mediador o professor Valterney de Oliveira Morais, e debateu, com propriedade o tema Transgeneridade, raça e saúde. “Infelizmente muitos profissionais de saúde ainda não estão preparados para o atendimento à população trans. Sou funcionário publico há 30 anos e sei que precisamos avançar e muito em algumas questões como: nome social, enfermarias e banheiros de acordo com a identidade de gênero de cada um”, pontuou Ailton. 
 

“Este é o segundo ano que estou à frente da Mostra Integrada e é gratificante ver o quanto ela tem crescido. Certamente não teríamos alcançado êxito se não fosse a participação de todos: Comissão Científica, Comissão Organizadora, Comissão de apoio, Monitores, Diretoria do HGCA, enfim, uma participação com envolvimento e entrega, que fez desse momento um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências, fomentando debates e reflexões que alcancem mais que aprendizado, influenciem atitudes e ações que venham  atender ao bem comum”, disse a coordenadora do evento Kátia Meirelles.

O evento contou com a presença de representantes de instituições de saúde e ensino superior do município e região, dentre elas Maridete Cunha e Maria Claudina de Miranda representantes da Superintendência da Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia (SAFTEC/SESAB), Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (DITEC) e Coordenação de Gestão do Conhecimento e Fomento a Pesquisa em saúde (COGEC), Lucitânia Rocha, Editora Executiva da Revista Baiana de Saúde Pública; Iracy Leite, diretora do Hospital Lopes Rodrigues; Silvio Dias, diretor da 3ª Ciretran/Detran, José Carneiro, Presidente da Câmara de Vereadores. 

A mostra acontece anualmente, visando promover, incentivar e divulgar pesquisas realizadas e desenvolvidas no HGCA por professores, estudantes e trabalhadores da unidade hospitalar. Dentro das temáticas: Gestão e Avaliação em Saúde na Unidade Hospitalar e Produção do Cuidado em Unidade Hospitalar. Os vencedores foram anunciados ao fim do evento. Veja em anexo a relação dos trabalhos premiados. 

Os certificados dos inscritos estão disponíveis na plataforma: www.even3.com.br/mostradepesquisahgca06

Fonte: ASCOM/HGCA 
Clériston Andrade/releasemostra

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.