• Estudantes de Itabuna visitam Feira de Santana para aprender sobre a cultura local

Estudantes de Itabuna visitam Feira de Santana para aprender sobre a cultura local

03 de setembro de 2018 \\ Geral

Estudantes do Colégio São José da Ação Fraternal, de Itabuna, vieram a Feira de Santana na última sexta-feira, 30, onde permaneceram até este domingo, 2, para visitar a cidade e conhecer um pouco mais sobre a história do município. O Museu Parque do Saber, o Mercado de Arte Popular e o Paço Municipal Maria Quitéria (sede da Prefeitura) foram alguns dos locais escolhidos para a visita.

Exemplo de mobilidade urbana

“Há dez anos, incluímos Feira no projeto interdisciplinar desenvolvido pela escola por considerarmos a cidade rica no contexto cultural e de arte e, hoje, também exemplo em mobilidade urbana”, observa a coordenadora da unidade, Tereza Cristina Fidelis, observando o que o município também dispõe de um expressivo comércio e parque industrial.

Diversidade de informações

Segundo o professor de Geografia, Emanoel Ferreira, a cada ano que vem a Feira de Santana novos espaços da cidade são explorados para construção do conhecimento. “Aqui há uma diversidade de informações muito grande. Os alunos percebem in loco o que aprenderam na teoria em sala de aula e passam a perceber que aquele conteúdo, independente da área que optarem profissionalmente, se fará presente”, acrescentou elogiando a receptividade do feirense aos visitantes.

Planetário do Parque do Saber

“Aprendemos a identificar algumas constelações e como nos direcionar pelas estrelas (como faziam antigamente). Eu estou sem palavras e maravilhada pela beleza do nosso universo”, diz a estudante Maria Luiza Adry, após conhecer o Planetário do Parque do Saber, onde assistiu a um filme sobre o universo.

Adquire ainda mais conhecimento

Atento a história de Lampião, relatada pelo cordelista Julivaldo Alves, o estudante Gabriel Fernando falou da sua experiência em visitar a Feira de Santana. “Aprendi muita coisa interessante. A gente deixa a cidade na certeza que adquirimos ainda mais conhecimento”, acentua.
Por meio das redes sociais, os pais também acompanharam os estudantes, que irão produzir um Diário de Bordo, além de exposições fotografias e seminários. A visita ao Mercado de Arte foi acompanhada pela diretora de Turismo, Graça Cordeiro.  

Prefeito destacou importância do conhecimento tecnológico

Na tarde de sexta-feira, o grupo conheceu o Paço Municipal Maria Quitéria, sede do governo municipal, e foram recepcionados pelo prefeito Colbert Martins Filho em seu gabinete. Em conversa com os estudantes, o gestor municipal falou sobre o funcionamento da estrutura administrativa do município, que conta com 26 secretarias e autarquias. 

Na oportunidade, o prefeito também incentivou os alunos a se aprofundarem na busca de conhecimento, especialmente na área de tecnologia. "O mundo avança muito rápido. E quem não tem conhecimento não consegue acompanhar", observa. Colbert também destacou a importância da leitura. "O livro continua sendo uma ferramenta indispensável. A leitura melhora o ser humano", completa.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.