• PMFS: Ações no centro da cidade, em escolas e no CUCA, durante a Semana de Aleitamento Materno

PMFS: Ações no centro da cidade, em escolas e no CUCA, durante a Semana de Aleitamento Materno

24 de julho de 2018 \\ Geral

As ações educativas da 27ª Semana de Aleitamento Materno do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), que acontece em agosto, em Feira de Santana, vão ser levadas para fora da unidade de saúde, este ano. Além das atividades em auditório, com várias palestras, e no ambiente interno do próprio hospital, os organizadores vão buscar sensibilizar a população com eventos no centro da cidade, em unidades escolares, no bairro Aviário e no Centro Universitário de Cultura e  Arte (CUCA).  “Aleitamento Materno: a base da vida”, é o tema da campanha em 2018. 

A abertura da ampla programação, voltada para profissionais de saúde e estudantes, acontece em 1º de agosto, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8 horas, tendo como destaque o evento científico V Encontro de Aleitamento Materno do BLH do Hospital da Mulher. Será um dia inteiro dedicado a palestras em torno do tema central para um público bastante diversificado.  Inscrições podem ser feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e um frasco de vidro com tampa plástica (maionese ou de café solúvel) através no Banco de Leite do Hospital da Mulher: rua Barra, nº 705, bairro Jardim Cruzeiro, ou pelo tel.: 75 3602-7156.

No dia seguinte, no Hospital da Mulher, às 9h30min, haverá entrega s 9h30min, brindes ao primeiro e segundo recém-nascidos nas enfermarias do da unidade. A mãe doadora do ano de 2017 receberá uma placa. Na sexta, 3, às 10h, funcionários do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher (BLH) fazem palestra, distribuem folders e brindes para os estudantes do ensino fundamental do Colégio Simétrico, durante o Encontrinho de Aleitamento Materno de Feira de Santana. O propósito é destacar a importância do aleitamento materno como uma prática cultural que deve ser ensinada às novas gerações. 

A campanha vai às ruas no  sábado, 4. Às 9h, a equipe BLH estará desenvolvendo uma ação no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas/Senhor dos Passos e realiza “adesivaço” em veículos como incentivo ao aleitamento materno. Após o fim de semana, no dia 6, às 9h, ampla programação voltada às mães que realizam pré-natal de alto-risco no ambulatório do Hospital da Mulher. À tarde, às 15h, as mães participantes do Método Canguru (assistência ao recém-nascido prematuro e sua família) serão contempladas com atividades lúdicas, roda de conversa e sessão de fotografia com os filhos.

As unidades I e II do Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro Aviário recebem na terça, 7, às 9h,  no encerramento oficial da campanha, o projeto itinerante “Falando sobre Aleitamento”, dedicado a gestantes e puérperas acompanhadas pelos equipamentos. E no dia 11, às 8h30min,  excepcionalmente, haverá a “Hora do Mamaço” promovido pelo grupo Grão de Amor, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). A equipe técnica do BLH e algumas mães doadoras participam do evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.