• PMFS: Unidades de Saúde notificaram 29 casos de violência contra idosos em 2017 e oito este ano

PMFS: Unidades de Saúde notificaram 29 casos de violência contra idosos em 2017 e oito este ano

15 de junho de 2018 \\ Geral

Com o objetivo de melhor amparar idosos que sofrem violência no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana realizou nesta quinta-feira, 14, capacitação sobre o preenchimento da ficha de notificação de violência. A qualificação foi voltada para enfermeiros das Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas.

Segundo dados epidemiológicos do município, no ano de 2017 foram notificados 29 casos de violência em atendimentos feitos nas unidades de saúde. Este ano, até o mês de maio, foram notificados 8.

Número de notificações ainda é menor que em outros órgãos

A enfermeira referência na saúde do idoso, Isabela Machado, ressalta que o número de notificações nas unidades ainda é bem menor quando comparado com de outros órgãos. “Estamos sensibilizando nossos profissionais para que façam uma abordagem mais ampla e preencham a ficha de notificação ao perceber ou suspeitar que o idoso está sendo vítima de algum tipo de violência, seja ela física, psicológica ou econômica”.

Maioria das vítimas são mulheres, viúvas ou solteiras, com mais de 75 anos

As fichas também demonstram um dado importante: os casos de violência são cometidos em sua maioria contra mulheres solteiras/viúvas, na faixa etária dos 75 anos ou mais. Estas também geralmente apresentam situação de baixa renda e doenças neurológica, reumática ou psiquiátrica.

“Nosso objetivo é fazer com que os profissionais de saúde alcancem essas pessoas, deixando claro a rede de serviços disponibilizada pelo município, onde o enfermeiro pode está encaminhando esse paciente, dentro da nossa rede, com psicólogos, assistente social entre outros”, informa a referência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.