• Deputado Arimateia é eleito coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso

Deputado Arimateia é eleito coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso

17 de abril de 2018 \\ Geral

Durante a reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada na Sala Eliel Martins, nesta manhã de terça-feira (dia 17), o deputado estadual José de Arimateia, vice-presidente do Colegiado, foi eleito por unanimidade pelos parlamentares, como coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso.

Durante o seu pronunciamento, o republicano ressaltou os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) entre 2005 e 2015. O estudo mostra a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do país, que passou de 9,8% para 14,3%. No decorrer da reunião, o parlamentar detalhou boa parte do seu trabalho em prol dos idosos ao longo dos seus 20 anos de vida pública.

José de Arimateia discorreu sobre o relevante Projeto de Lei do Poder Executivo, do qual ele foi relator e já foi aprovado no ano de 2013 pelo Parlamento Baiano. O PL objetiva instituir a Política Estadual da Pessoa Idosa, por meio da Lei 12.925. “Apesar de termos a Lei em vigor ainda não conseguimos, através do Governo do Estado, regulamentar a Política Estadual da Pessoa Idosa, para então garantir que a Lei produza efeitos realmente concretos”, reforçou Arimateia.

Neste contexto, o deputado tem trabalhado ininterruptamente. No seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), ele chegou a sugerir a criação da Delegacia do Idoso, que passou a atuar à favor da terceira idade em 2006. “A quantidade ainda é ínfima, porque precisariam ter cinco delegacias, principalmente nas maiores municípios baianos. O Estado precisa progredir para que os idosos vivam de forma digna”, salientou.

Na causa dos idosos, o deputado também solicitou através da Indicação 18.698/2011, a criação do Instituto do Idoso. A iniciativa surgiu na tentativa de promover a integração da população da terceira idade, oferecendo atividades lúdicas e culturais, promovidas por profissionais de áreas diversas, que reforcem sua capacidade de se incluir na sociedade.

“Quero agradecer a Deus e aos nobres deputados por essa oportunidade de ser coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso. Agora tenho a missão de cuidar ainda mais dos idosos do nosso Estado. Juntos podemos mudar o atendimento de saúde das pessoas da terceira idade na Bahia”, disse Arimateia no final de seu pronunciamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.