• Hospital Clériston Andrade lança Campanha de Incentivo ao Silêncio

Hospital Clériston Andrade lança Campanha de Incentivo ao Silêncio

04 de abril de 2018 \\ Geral

Com o tema “Silêncio faz bem à saúde”, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e do Núcleo de Gestão do Trabalhador em Saúde (Nugets), lança nesta terça-feira, 10 de abril de 2018, a “Campanha do Silêncio”.

Estudos demonstram que o excesso de barulho aumenta a sensibilidade dos pacientes à dor e acelera os batimentos cardíacos. Os ruídos fazem mal ao doente causando desconforto e irritabilidade quando tudo que ele precisa é um ambiente silencioso para despertar harmonia e relaxamento. O objetivo da campanha é sensibilizar e orientar a todos que estiverem no ambiente hospitalar, sobre a mudança de alguns comportamentos que contribuem com a redução dos ruídos.

Para o lançamento da campanha o GTH e o Nugetes organizaram várias ações de impacto na unidade como palestras para os servidores com as psicólogas Priscila Caroline Monteiro Souza e Luana Batista Oliveira Silva, que devem falar sobre Efeitos psicológicos do uso inadequado do celular e o uso do celular no ambiente hospitalar. Haverá ainda uma conversa com integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) sobre a contaminação e higienização do celular. Uma apresentação teatral ligada ao tema (Charlie Chaplin) nos setores e corredores do hospital, distribuição de folders, colocação de cartazes acrílicos em lugares estratégicos com maior circulação e nos murais.

O trabalho educativo é voltado aos funcionários, servidores e colaboradores da unidade bem como visitantes e acompanhantes que circulam no hospital. Medidas simples como falar em voz baixa, evitar o uso do celular utilizando-o no modo silencioso ou vibratório, utilizar o fone de ouvido quando for necessário assistir vídeos ou ouvir áudios, evitar conversar nos corredores dentre outras atividades serão estimuladas durante a campanha para que aos poucos sejam incorporados na rotina hospitalar. Todos serão convidados a colaborar, pois além dos profissionais da saúde e acompanhantes, os parentes

e amigos também possuem um importante papel no “tratamento com o silêncio” auxiliando o paciente a recuperar sua saúde com descanso e bem-estar em um ambiente muito mais tranquilo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.