• ENTREVISTA: Prefeito José Ronaldo fala de ações e projetos políticos

ENTREVISTA: Prefeito José Ronaldo fala de ações e projetos políticos

27 de março de 2018 \\ Geral

Em entrevista concedida ao Jornal Municípios em Foco, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), falou sobre passado, presente, futuro e destacou ações e projetos políticos, deixando, como de praxe, um quê de mistério quanto ao seu porvir na política. 

Como o senhor vê o atual cenário político do Brasil ?

Com uma certa preocupação. Temos um quadro político confuso, com todos esses acontecimentos dos últimos anos. E quando a política se encontra tumultuada, isto reflete em quase tudo. Espero muito que com as eleições que acontecem em outubro, a definição de uma nova conjuntura, tenhamos uma situação menos vulnerável. Também a operação Lava Jato, que caminha para uma fase final, creio, vai ajudar nesse processo de recuperação do país.

Sabemos da atual crise que o Brasil enfrenta, por tal motivo várias prefeituras encontraram dificuldades para fechamentos de suas contas, porém as gestões do senhor sempre são baseadas na responsabilidade e êxito na administração pública, com todas as contas aprovadas. Qual o caminho percorrido para enfrentar à crise financeira? 

A palavra de ordem é justamente esta: responsabilidade. Nossa equipe, especialmente nas áreas de finanças, administração e planejamento, atua com extremo cuidado, com muito zelo com os recursos públicos. Não se faz o que não se pode pagar. E não se faz o que não é extremamente importante fazer. Conseguimos pagar salários as vezes antes da data. Pagamos aos nossos fornecedores com pontualidade. Não imaginamos a gestão pública de outra forma.

Como o senhor encontrou Feira e como irá deixar? Considerando sua possível candidatura nas próximas eleições.

Eu encontrei a cidade com dificuldades, em 2013, como todos sabem. Mas conseguimos superar, com muito trabalho, e recoloca-la no caminho do desenvolvimento. Não posso considerar uma candidatura que ainda não está definida, mas a situação atual da Prefeitura com certeza é muito estável.

Com quatro mandatos, quais foram as principais ações que o senhor destacaria ao longo desses anos?

Vamos considerar, aqui, aspectos mais importantes para a população, uma vez que seria impossível relacionar neste espaço tudo o que foi feito. Mas vejamos. Na  educação, para ficar com números apenas dos quatro últimos anos, construímos mais de 30 escolas e creches num padrão igual ou superior ao que existe de melhor na rede privada; em mobilidade urbana, dois túneis em áreas estratégicas do centro da cidade, as obras do BRT que vem aí, a substituição de toda a frota de ônibus por uma nova; na saúde, ampliamos em dezenas, as unidades de atendimento, de saúde da família, duas Unidades de Pronto Atendimento, novas policlínicas; em infraestrutura, centenas de ruas e avenidas pavimentadas, muitas delas em asfalto a quente; criamos mais um grande festejo popular, o Natal Encantado; são muitos os serviços que implantamos, nas mais diversas áreas. É muita coisa para relacionar.

Com a possível candidatura, o senhor deixa a prefeitura com a sensação de dever cumprido?

Eu tenho a consciência do dever cumprido, sim, mas isto nada tem a ver com deixar a Prefeitura, algo que, como já disse, não posso comentar pelo fato de que simplesmente não existe definição.

Está sendo divulgado pela impressa baiana a sua possível candidatura ao Senado, depois surgiram as especulações da possível candidatura a vice-governador e até governador da Bahia. Essas informações procedem?  


Veja bem: o veículo de comunicação divulgar uma possível candidatura minha a chapa majoritária nas eleições deste ano não tem nada demais. São especulações normais, da política. Eu mesmo tenho dito que pode ser que aconteça. E que a minha preferência é disputar uma vaga para o Senado. Mas o jogo está aberto. Nada definido por enquanto.

Quais desses cargos se enquadram ao seu perfil?

Eu já fui vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito. Creio que, na vida pública, em se tratando de cargo eletivo, estou apto e tenho perfil para disputar qualquer um.

 Na sua última investida a uma cadeira ao senado o senhor teve um bom desempenho nas urnas. Essa é a grande senha para uma nova investida ao mandato de senador?

Eu tive mais de um  milhão de votos, fui mais votado que os candidatos a governador, com exceção obviamente do eleito. Foi uma excelente experiência. Mas aquela eleição passou. Estamos agora diante de um novo quadro, de novas possibilidades. Me sinto credenciado a disputar um mandato de senador, mas, repito, isto não está definido.

De fato, o senhor pretende lançar sua candidatura? 

Não sou que me lanço candidato. O político deve ser lançado candidato pelos seus aliados, pelas forças que lhe apoiam. Estou analisando esses apoios, observando o cenário e dialogando muito com os companheiros que integram o grupo ao qual estou vinculado. Depois que você garante um quadro adequado, pode pensar em anunciar uma candidatura. Meu nome está lançado, sim, mas não por mim. Vários aliados cogitam a minha candidatura e isto me deixa muito honrado.

O senhor acredita que o seu grupo politico comandado por ACM Neto já têm os nomes definidos para compor a futura chapa? Ou falta ainda alguns ajustes?

Faltam ainda alguns ajustes.

E a posição do grupo em  relação ao MDB já está definida?

Não sou favorável a que se comente decisões de outras legendas. Posso avaliar assuntos relacionados ao Democratas, o meu partido. O MDB tem seus quadros, capazes de fazer sua própria avaliação.

Em relação aos possíveis candidatos com domicilio em Feira de Santana, o senhor pretende ajudar a todos ou vai selecionar aqueles que tenham mais chance para eleição?

Respeito todos os candidatos com domicílio em Feira de Santana, e também os que não são domiciliados aqui. Obviamente que temos nomes mais próximos da cidade, do nosso povo e de mim. Vamos conduzir esse processo com muita serenidade. Todos os que amam Feira de Santana e tem compromisso com a nossa cidade merecem a nossa atenção.

Como o senhor avalia o potencial dos nomes que estão pleiteando uma cadeira na Assembleia Legislativa?

Vejo com naturalidade que vários nomes estejam sendo cogitados. Alguns companheiros estão muito otimistas, e isto é bom. Quem quer ser candidato deve trabalhar para isto, buscar apoios, firmar boas alianças. São vários amigos que estão pretendendo disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e todos  tem o direito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.