• Feira de Santana usa tecnologia para localizar pessoas desaparecidas

Feira de Santana usa tecnologia para localizar pessoas desaparecidas

24 de março de 2018 \\ Geral

Através de iniciativa pioneira na Bahia, a Prefeitura de Feira de Santana está oferecendo uma importante ferramenta tecnológica para localizar pessoas desaparecidas. Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 23, no Paço Municipal Maria Quitéria, o Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas, com um site com todos os detalhes de quem está sendo procurado. Basta acessar www.desaparecidos.feiradesantana.ba.gov.br.

A promoção é da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), atendendo à Lei Municipal de autoria do vereador João Bililiu. Através deste recurso, as informações poderão ser acessadas em qualquer parte do planeta, em tempo real e com atualização permanente dos dados.

O secretário da Seprev, Pablo Roberto Oliveira, explica que a nível nacional, Feira de Santana é a segunda cidade a oferecer este recurso, sendo a primeira Osasco, em São Paulo. “No site as pessoas não precisarão aguardar 24hs para anunciar que alguém desapareceu. As informações são imediatamente lançadas no cadastro e conferidas para serem lançadas”, ressaltou.

Responsável pelo cadastro, Cristiano Queiroz explica que o site do cadastro é de fácil manuseio e facilita a localização de pessoas. Também destacou que além de incluir os dados da pessoa desaparecida, a Seprev ainda promove a escuta qualificada da família, que é assistida pelo serviço social desta secretaria.

Ao presenciar a lei de sua autoria sendo posta em prática, o vereador João Bililiu agradeceu aos vereadores que apoiaram a aprovação do projeto e ao secretário Pablo Roberto por ter viabilizado a implantação do sistema.

Site foi desenvolvido pela Prefeitura

Com ferramentas modernas e de fácil manuseio, o site do Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas, de Feira de Santana, pode ser acessado de qualquer parte do planeta, em tempo real. A importante ferramenta com recurso tecnológico foi criado pelo próprio Governo Municipal, através do Departamento de Modernização e Informática da Secretaria Municipal de Administração.

Para ter acesso, conforme explica Normeu da Silva Reis (foto), do Departamento de Modernização e Informática, basta o internauta buscar pelo site, onde terá os dados de pessoas que estão sendo procuradas e até mesmo fornecer informações que possibilitem sua localização ou incluir os nomes de novos procurados na lista.

O site, conforme Normeu Reis, levou cerca de 30 dias para ser desenvolvido. Entretanto, antes disso foram mais dois meses promovendo estudos e levantamentos, inclusive ouvindo representantes de equipamentos que compõem a rede de proteção às pessoas em Feira de Santana, para constatar as necessidades e promover a construção de um portal moderno e de fácil manuseio.

O resultado do site é comemorado por Normeu. “Mais uma vez Feira de Santana sai na frente como cidade digital, usando a internet como ferramenta para o bem, conforme tão bem sintetizou o vice-prefeito Colbert Martins”, afirmou, ao destacar que nos próximos dias a plataforma também estará disponível para smartphones.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.