• Governo cede área à prefeitura de Irará para desenvolvimento da agricultura familiar

Governo cede área à prefeitura de Irará para desenvolvimento da agricultura familiar

20 de fevereiro de 2018 \\ Geral

A Secretaria da Administração (Saeb) cedeu, para o município de Irará, um terreno de 291 mil metros quadrados para pequenos produtores rurais desenvolverem agricultura familiar. Denominada Estação Experimental da Fazenda Porteira, a área pertencia à extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e não vinha sendo utilizada pelo Governo após a empresa pública ser liquidada, em 2016.

 Cerca de 50 famílias serão beneficiadas com a cessão de uso do terreno.  A área será utilizada para a produção de alimentos da agricultura familiar e para o cultivo de sementes, como prevê o Programa Semear, desenvolvido pela Prefeitura de Irará. “Com a cessão de uso da área, a terra cumpre sua função social, produz alimentos e gera renda no município”, explicou o secretário da Administração, Edelvino Góes.

 O programa prevê a doação de sementes do município para os agricultores, que ficam com uma parte dos produtos agrícolas e precisam devolver à prefeitura o dobro da quantidade de sementes recebidas. Assim, o município doa sementes para mais agricultores, expandindo a agricultura no município, aumentando a produção agrícola e movimentando a economia.

 A área cedida é fundamental para o projeto. A prefeitura de Irará formalizou o pedido de cessão do terreno à Secretaria da Administração. Situado no km 25 da rodovia BR-504, no município de Irará, o terreno foi cedido, este mês, sem qualquer ônus para a prefeitura, pelo prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A Estação Experimental da Fazenda Porteira, pertencente à extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), era utilizada para o desenvolvimento agrícola e realização de pesquisa na área agrária, como o desenvolvimento de mudas, espécies de plantas e melhoria do solo. Após a EBDA ser liquidada no ano de 2016, em função da reforma administrativa realizada para cortar custos, o terreno ficou sem uso.     

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.