•  FEIRA DE SANTANA: Pistas que protegerão lagoa do Subaé já estão quase prontas

FEIRA DE SANTANA: Pistas que protegerão lagoa do Subaé já estão quase prontas

29 de janeiro de 2018 \\ Geral

A construção das duas pistas – para caminhada e ciclismo - que circundarão a Lagoa do Subaé já está praticamente concluída. Os 4,8 quilômetros delimitarão a área da lagoa e a protegerão de invasões, além de ser utilizados como espaços de lazer pelos moradores do bairro e visitantes.

A preservação das lagoas é uma iniciativa inédita tomada pela Prefeitura de Feira de Santana. As pistas limitarão a área onde as residências poderão ser construídas, respeitadas a legislação ambiental que aborda o tema.

Entre as pistas – uma de concreto, para pedalar, e outra de brita, material mais confortável para caminhadas e corridas, várias árvores serão plantadas, criando-se, assim, um cinturão verde que contribuirá para amenizar o clima nos entornos das lagoas.

Nascente descoberta recentemente será direcionada à lagoa

Recentemente, escavações às margens da Subaé descobriram uma nascente que, no futuro, vai contribuir para a formação de um manancial. “Acredito que muitas outras foram aterradas ao longo dos anos de abandono. É nosso dever procurar estas nascentes, reativá-las e direciona-las para a lagoa”, disse o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro.

O secretário ainda disse que o projeto está focado na preservação e a conservação das lagoas que correm risco de desaparecerem devido a ação humana ou a ocupação ilegal não apenas das suas margens. “O governo municipal está empenhado em recuperar estes espaços presentes em todas as regiões do município”.

Serviços semelhante estão sendo feitos em três lagoas localizadas na Conceição, que ganharam nomes recentemente: a do Mirante, do Meio e de Minas, mais na Lagoa do Berreca, uma das mais importantes do sistema de lagoas locais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.