• Pesquisa Datafolha aponta Flamengo como maior torcida do Brasil com 36 milhões de torcedores

Pesquisa Datafolha aponta Flamengo como maior torcida do Brasil com 36 milhões de torcedores

13 de abril de 2018 \\ Esportes

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira revela que o Flamengo se mantém a maior torcida do Brasil. O clube carioca aparece à frente do paulista Corinthians, segundo colocado no levantamento, embora as duas equipes empatem tecnicamente no limite da margem de erro. Pesou na prevalência rubro-negra a preferência dos habitantes das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o Datafolha, o Flamengo tem apoio de 18% dos torcedores e o Corinthians, de 14%. Considerada a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os clubes poderiam estar empatados na faixa de 16%. 

A nova pesquisa mostrou resultados semelhantes à última, datada de 3 a 5 de junho de 2014. De lá para cá, o timão conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro, o que não alterou o índice de clubes mais populares no novo levantamento, realizado entre 29 e 30 de janeiro deste ano.

No Sudeste, o Corinthians tem mais torcedores. O clube paulista arregimenta 19% dos fãs da região, contra 14% do time carioca. No recorte regional, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos — o que também abre possibilidade de empate técnico entre as equipes.

No Norte, o Flamengo tem 37% de apoio, enquanto o Corinthians, o segundo colocado na região, tem apenas 8%. A margem de erro é de seis pontos percentuais. Da mesma forma, os rubro-negros lideram no Nordeste, com preferência de 23% dos torcedores. O alvinegro tem 9% de apoio e não alcança a primeira posição mesmo com a margem de erro de quatro pontos percentuais.

A situação é equilibrada na região Sul: o clube paulista tem 12% da torcida e o carioca, 8%. Por lá, o Corinthians empata tecnicamente com as grandes forças do futebol regional, Grêmio e Internacional, na consideração da margem de erro de cinco pontos percentuais. O tricolor gaúcho sai na frente, com 20% dos torcedores, diante de 18% de apoio aos colorados, estima o Datafolha. No Centro-Oeste, Flamengo tem 23% e Corinthians, 15%, com empate técnico na margem de erro de seis pontos percentuais.

Desde 2007, segundo o Datafolha, não houve grande variação nos índices de torcida dos 14 maiores clubes do país. Considerada a margem de erro maxima, São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%) e Cruzeiro (4%) dividem a terceira posição.

Na sequência, estão Grêmio (3%), Santos (3%), Inter (3%) e Atlético-MG (2%). Já Botafogo, Fluminense, Bahia e Vitória têm 1% de torcida no território nacional. As demais equipes somam 8% de apoio, enquanto 22% dos entrevistados disse não ter time. Com informações do Jornal O Globo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esportes.