• SDE fomenta desenvolvimento da agricultura familiar do Sertão Baiano durante a IV edição da FEAF

SDE fomenta desenvolvimento da agricultura familiar do Sertão Baiano durante a IV edição da FEAF

21 de agosto de 2023 \\ Economia

A agricultura familiar segue de mãos dadas com o desenvolvimento econômico no território Sertão Baiano. Nos dias 19 e 20, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou da IV Feira da Agricultura Familiar (FEAF), promovida pela Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), em Caculé. Com o tema “Convivendo com o Semiárido e Gerando Sustentabilidade”, a feira tem o objetivo de fomentar negócios e gerar benefícios para os agricultores familiares, por meio de produção, divulgação e comercialização dos produtos.

O gestor da SDE, Angelo Almeida, participou do evento e destacou o potencial da agricultura familiar baiana. “O trabalho que o Governo da Bahia vem fazendo ao longo desses anos, junto ao pequeno e médio produtor, é de extrema importância e sabemos que o governador Jerônimo Rodrigues reconhece a essencialidade desse setor fortalecedor e produtivo. Somente neste ano, são mais de R$ 1,4 bilhão investido na agricultura familiar baiana, e mais R$ 750 milhões voltados para o Programa Bahia que Produz e Alimenta. São essas e demais ações que instrumentalizam, apoiam e desenvolvem os produtores e produtoras da agricultura do nosso estado”.

Para o presidente da Cootraf e idealizador da feira, Edgar Filho, o número de visitantes superou as expectativas. Somente no primeiro dia, o evento ultrapassou a marca de 10 mil pessoas, e quase 100% dos produtos expostos foram comercializados. “Essa edição trouxe muitas novidades, assim como a pedalada nutritiva, as tecnologias sociais, um cantinho do saber, grandes shows musicais e os estandes. A gente esperava 32 municípios, e contabilizamos 38 cidades presentes. Além da valorização dos produtos da agricultura familiar, há um forte impacto na economia. Foram 86 barraquinhas de comercialização de produtos”, completou.

O presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), Ícaro Rennê, também responsável pelo estande do Mercado da Agricultura Familiar (Mercaf), considera o equipamento como um coletivo da diversidade e riqueza da agricultura baiana e reforçou a relevância da realização da IV FEAF. “Esse evento vem culminar todos os esforços que as cooperativas, associações e os agricultores familiares vêm buscando no campo. Serve para mostrar que a agricultura familiar não é somente de pequenos agricultores, mas sim de agricultores que produzem e geram renda e alimentam as capitais”, completou.

Através do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), a SDE ofereceu durante a FEAF atendimento para agricultores e visitantes, com orientação empresarial a Microempreendedores Individuais (MEI’s) e microempresários, registro e legalização de empresas, formalização e alterações cadastrais. Para auxiliar os gestores, técnicos da administração pública local e regional e informar o público visitante, a Coordenação de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial realizou a distribuição de informes territoriais de agroindústrias do Território de Identidade do Sudoeste Baiano e do Sertão Produtivo, onde o município de Caculé está inserido.

Fonte: Ascom/SDE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia.