• Governo do Estado expõe investimentos em licuri no 1º Simpósio da Cadeia Produtiva do Licuri

Governo do Estado expõe investimentos em licuri no 1º Simpósio da Cadeia Produtiva do Licuri

15 de março de 2022 \\ Economia

O Estado da Bahia tem dois terços do seu território dentro do Semiárido baiano. Para fomentar a agricultura familiar nessa região, o Governo do Estado investe em sistemas produtivos próprios, a exemplo de oleaginosas como o licuri, desde da base da produtiva até a comercialização de produtos. Nesta terça (15), o “coquinho do Sertão”, o licuri, foi destaque no I Simpósio da Cadeia Produtiva do Licuri do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIs) realizado nesta terça-feira (15) em Capim Grosso, no território Bacia do Jacuípe.

O evento teve a participação do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Wilson Dias, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que ressaltou as contribuições do Governo do Estado neste sistema produtivo.

“Nós temos apoiado o sistema produtivo do licuri no bojo do conjunto de outras atuações que promovem o desenvolvimento rural do Estado. Essa é a missão institucional da CAR e, nos últimos anos, nós temos focado a nossa atuação na geração de emprego e renda e também na segurança alimentar e nutricional das famílias rurais do Semiárido da Bahia.”

Só pelo Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado com cofinanciamento do Banco Mundial, são R$ 21,8 milhões aplicados no sistema produtivo do licuri em ações como assistência técnica, plano de negócios, infraestrutura e equipamentos e apoio a acesso a mercados de associações e cooperativas.

Entre essas cooperativas, beneficiadas, está a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), exemplo de sucesso na região e que recebeu a visita dos participantes do simpósio em uma tarde de campo com apresentação dos variados produtos da cooperativa. A presidente da cooperativa, Francelma de Lima, agradeceu a realização do evento em Capim Grosso. “Para nós, é motivo de orgulho eventos como esse que podem contribuir ainda mais e melhor para a cadeia produtiva do licuri.”

No total, o Governo do Estado apoiou com mais de R$ 5,7 milhões só nessa cooperativa, tanto na entrega de máquinas quebradeiras e despeladeiras de licuri tanto com organização para acesso a mercados dos variados produtos beneficiados da cooperativa, como o licuri salgado, sem sal e caramelizado, biscoitos, óleo, doces e artesanatos.

O Simpósio

O 1º Simpósio, sob o tema “Licuri, uma cadeia produtiva para a sustentabilidade da Bioeconomia da Caatinga – Oportunidades de Negócios”, compartilhou experiências em políticas públicas e as novas descobertas da ciência por meio do Núcleo de Bioprospecção da Caatinga (Nbiocaat) para o desenvolvimento de bioprodutos com o licuri e suas oportunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia.