• Franklin Maxado recebe múltiplas homenagens no Mercado de Arte Popular

Franklin Maxado recebe múltiplas homenagens no Mercado de Arte Popular

12 de abril de 2022 \\ Cultura

O segundo sábado do mês de abril foi marcado por múltiplas homenagens a lenda viva do cordel nordestino, o baiano, feirense e poeta Franklin Maxado. As homenagens foram prestadas no principal centro da Cultura Popular de Feira de Santana, o Mercado de Arte Popular (MPA).
Uma exposição de obras literárias de sua autoria abrilhantou o MAP e marcou as homenagens. A exibição foi composta por centenas de livretos, onde predomina títulos interessantes e personagens do Folclore Brasileiro, que dão um toque mágico nos principais temas inseridos em suas publicações. Com cordéis impecáveis, seus trabalhos literários são referência nacional e reconhecidos internacionalmente, inclusive em universidades e centros culturais da Europa, notadamente em universidades de Lisboa e na cidade do Porto em Portugal.
Franklin Maxado, que tem um invejável currículo acadêmico na literatura de cordel no Brasil à serviço da preservação literária popular mais importante da cultura nordestina, além de escritor, poeta e cordelista, também é advogado, professor, jornalista e membro da academia baiana de letras. 
Inquieto e ainda produzindo literatura com bastante lucidez, o cordelista faz questão de frisar que a força do seu trabalho é fruto de uma inspiração que o acompanha desde a juventude. Isso faz com que seus trabalhos sejam apreciados por às classes e pessoas que têm no cordel uma verdadeira admiração pela cultura popular nordestina. 
O evento foi apresentado pelo professor, cordelista e radialista Nivaldo Cruz, também teve a participação especial de Collin Overclock e sua gaita de fole escocesa, além da presença da imprensa, políticos e fã da cultura nordestina, como o vereador e pré-candidato a deputado estadual Luiz Augusto, o Lulinha, a Secretária Municipal da Mulher, Gerusa Sampaio, o escritor paraibano, Chico Pedrosa, o cordelista, Julival Alves e os jornalistas Azevedo Júnior, Jânio Rego e Kelmo Bernardo.  Por Azevedo Júnior 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE