• FEIRA DE SANTANA: No Dia de Reis, Tiquaruçu leva à rua a força da sua cultura

FEIRA DE SANTANA: No Dia de Reis, Tiquaruçu leva à rua a força da sua cultura

07 de janeiro de 2019 \\ Cultura

Este domingo, 6, foi Dia de Santos Reis. Em Tiquaruçu, distrito de Feira de Santana, a data foi comemorada com fé e tradição. O Reisado de São Vicente, um dos traços culturais mais significativos de todo o interior baiano, animadamente ganhou às ruas por volta das 15h.

O evento de dois dias atraiu uma multidão ao distrito e abriu o ciclo de grandes e culturais festas populares que são realizadas na zona rural pela Prefeitura ao longo do ano.

Profano e sagrado, entrelaçados e empurrados por uma charanga, subiram a rua da praça, passaram ao lado da Igreja de São Vicente cantando a todo pulmões os hinos profanos da festa: “Hoje é dia de Santo Reis” e “Ô de casa, ô de fora, somos cantadores de reis”.

No cortejo, os reis magos – Melquior, Baltasar e Gaspar, mais o bumba-meu-boi e a eterna pela do animal com o vaqueiro. Roque “Gerusa” carregou o boi e Edvaldo Santos Silva há mais de 20 anos interpreta o vaqueiro encorado. “É uma felicidade participar da festa, que é uma tradição nossa”.

Pararam em frente ao palco. O sol brilhando e o calor forte não foram levados em conta e todos caíram no samba de roda, que rolou livre, leve e solto, animado por um grupo local, o Samba de Roda de São Vicente, que foi a primeira atração do segundo e último dia da festa.

E encerraram a sua apresentação cantando que o domingo era dia de Santo Reis. Vida longa ao Reisado de São Vicente.

Visitantes e locais elogiam Reisado

Dona Antônia (foto), 90 anos, não mais se lembra quando começou a participar do Reisado de Tiquaruçu. David Fried passou o final de semana no distrito. Rosa Mara de Lima fez o turismo pendular de Irará, no sábado e no domingo. Eles e mais uma multidão participaram do Reisado de São Vicente,

Nonagenária e nascida no povoado de São Vicente, antigo nome do distrito, dona Antônia de Souza Estrela, disse que todos os anos acompanha o cortejo – mas não se lembra a primeira. “Mas não como antigamente e como gostaria”. Gostaria, neste caso, era dançar e cantar. “A idade não mais me permite”.

Para ela, a alegria e a disposição dos moradores e visitantes é contagiante e nutre a certeza de que a manifestação, que mistura cultura e fé, não vai acabar tão cedo. “Foi tudo muito bonito, alegre”.

Norte-americano diz que descobriu Tiquaruçu

Natural de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, David Fried (foto) pela primeira vez participou do Reisado de São Vicente. Os avós da mulher dele, Anete, são naturais distrito. “Achei muito interessante ver todos se divertindo”. Em português fluente, disse que há muitos anos vem a Salvador em janeiro. “Agora descobri Tiquaruçu”. Além das lembranças visuais, vai levar muitas fotografias.

“Sempre venho a Tiquaruçu nesta festa porque acho que quem tem compromisso com a cultura deve participar dela”, afirmou Rosa Mara, uma das muitas pessoas que enfrentaram o sol brilhando e sambou atrás do cortejo. “É uma felicidade só”.


Fonte: Secom

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE