• A Bahia em ‘pequenos formatos’ está em exposição no MAC de Feira de Santana

A Bahia em ‘pequenos formatos’ está em exposição no MAC de Feira de Santana

24 de outubro de 2018 \\ Cultura

A liberdade expressiva e temática de quatro artistas que se reuniram para fazer um desvio de norma. Essa é a proposta da exposição “Bahia – Pequenos Formatos”, composta por 40 obras de Bel Borba, César Romero, Juraci Dórea e Leonel Mattos.

A mostra foi aberta ao público no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira  – MAC, em Feira de Santana, na última sexta-feira, 19.

São quadros com dimensão 25x20cm, na horizontal. A técnica pintura sobre placa foi aplicada com o desafio de revelar as miragens poéticas dos artistas em pequenos formatos.

Curador da exposição, César Romero conta que o objetivo ao convidar os outros três artistas foi realizar um trabalho diferente.

Os Pequenos Formatos mostra como o artista pode reduzir o trabalho dele sem prejudicar a obra.

Juraci explorou elementos da cultura nordestina em pequenos fragmentos

O artista e arquiteto, Juraci Dórea (foto), diz que já vem desenvolvendo esse tipo de visualidade de pequenos formatos desde o ano de 2005, tendo sempre como foco o Nordeste, refletindo aspectos da civilização do couro e da literatura de cordel.

“O desafio foi só usar um pequeno formato, porque geralmente eu trabalho com telas maiores. É minha proposta de trabalho desde os anos 60, lidar com esses elementos da cultura nordestina. Esses elementos tão presentes em Feira de Santana, porque Feira é uma cidade que tem um forte link com o nordeste”.

“Os formatos são enormes”

Para o artista plástico e professor, Jean Lima, a mostra proporciona ao público a oportunidade de ter acesso ao trabalho de renomados artistas da cidade.

“Pequenos Formatos é um título que pode ser considerado até uma pegadinha, porque de pequenos não tem nada. A não ser a dimensão reduzida. Os formatos são enormes”. disse.

A exposição ficará aberta ao público até 19 de novembro, dando continuidade ao projeto de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea. O equipamento é mantido para Fundação Egberto Costa (FUNTITEC).


Fonte: Blog da Feira 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE