• Saiba como calcular a média do Enem para se inscrever em universidades

Saiba como calcular a média do Enem para se inscrever em universidades

18 de janeiro de 2018 \\ Brasil

Antecipada para esta quinta-feira (18), a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é liberado às 11h pelo horário de Brasília. Participantes podem verificar as notas pela internet, através da Página do Participante. 

O acesso é permitido ao logar no site com o número do CPF e a senha anteriormente escolhida. Para os candidatos que não lembram da senha, é possível recuperá-la na mesma página. 

Já com as notas em mãos, o passo agora é saber calcular as médias necessárias para ser aprovado no curso que tanto deseja. Esta média poderá ser usada para inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Sisu

A grande dúvida dos estudantes é como calcular a nota final. De modo geral, a fórmula é: somar as notas das cinco provas com a redação e dividir tudo por cinco. No entanto, vale ressaltar que cada universidade possui um peso específico para cada curso. Para saber qual é o seu, consulte o site da instituição desejada.

ProUni

Para participar do ProUni, o candidato precisa obter a média mínima de 450 pontos sem zerar a redação. As bolsas integrais são concedidas aos estudantes que comprovarem renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais (50%) são concedidas a aqueles que cuja renda familiar não excede três salários-mínimos por pessoa.

Fies

Assim como o ProUni, o programa do Fies exige uma média mínima de 450 pontos nas provas do Enem, sem ter zerado a redação. Os estudantes podem solicitar o financiamento da mensalidade que deve ter o valor restituído na conclusão do curso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil.