Terapia em Foco

Terapia em Foco

Daniella Sinotti
  • Dia das Bruxas além do bem e do mal

Dia das Bruxas além do bem e do mal

26 de outubro de 2017 \\ Terapia em Foco

Com a proximidade do Dia das Bruxas, ou “Halloween”, muitas escolas se preparam para essa festa que pouco tem a ver com a cultura regional. Da forma como tem sido evidenciada, a data tende a se tornar mais um culto ao consumismo exagerado, sem contribuir para a formação cultural das crianças.
Em todo caso, é interessante que haja contextualização. Demonizar imagens de monstros e caveiras ligadas ao "Halloween", com base em preconceitos religiosos ou caça às bruxas, não ajuda a resolver a questão.
Realizada em alguns países de língua anglo-saxônica, a data remete à comemoração de uma noite sagrada, 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.
A tradição irlandesa do “Halloween” tem origem nas comemorações celtas pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”. O objetivo é afastar maus espíritos e evitar a maldição de animais e colheitas. Não é por acaso que o Dia de Finados, 2 de novembro, acontece num período próximo.
É importante lembrar que educar também é ajudar a criança a encontrar significado na vida. Entender aspectos da psique humana e seus elementos de luz e sombra, belo e feio, bom e mau, pode ajudar na compreensão sobre as relações interpessoais.
O ser humano deve ser percebido em várias dimensões, não apenas sob a ótica dualista do bem e do mal. O estímulo do desenvolvimento deve envolver aspectos físico, mental, emocional e intuitivo.
A proposta de trabalhar os aspectos transpessoais da educação leva em conta questões como ética, atenção, transformação emocional e motivação. É possível desmistificar a lógica mercantilista do “Halloween” no Brasil. Isso não significa que devemos negar o contexto cultural da festa para outros povos.

Texto escrito por: Daniella Sinotti, psicoterapeuta transpessoal sistêmica e jornalista.