Terapia em Foco

Terapia em Foco

Daniella Sinotti
  •  Sombra coletiva: ódio e intolerância na ordem do dia

Sombra coletiva: ódio e intolerância na ordem do dia

17 de agosto de 2017 \\ Terapia em Foco

O ódio e a intolerância estão entre os temas mais comentados nas redes sociais em todo o mundo, principalmente por conta dos recentes fatos que envolvem supremacistas brancos nos Estados Unidos e os ataques terroristas na Europa. Medo, raiva e violência, quando surgem coletivamente, trazem à tona algo de sombrio da natureza humana, uma caixa de Pandora. O que resta é a esperança.
O que Carl Jung denominou de sombra coletiva é um mal que pode se espalhar como um câncer na coletividade. Enquanto seitas fundamentalistas se alastram pregando a dualidade como forma de combater o mal, ele continua crescendo. Seres humanos têm desejos que podem ser desprovidos de sentido. Pouco adianta insistir em sentimentos de pecado e culpa, ou negar a existência da parte sombria.
O desenvolvimento tecnológico e as descobertas científicas que proporcionam grandes avanços não são acompanhados por uma evolução emocional e espiritual da mesma proporção. Esse é um dilema que tem ocupado estudiosos do comportamento humano de diferentes escolas filosóficas.
A mente humana se ocupa de dilemas básicos e pueris. Experiências históricas vivenciadas nos períodos de guerra, holocausto e escravidão deixam marcas, mas não dão luz à sombra de forma definitiva. A esperança reside em crer que a roda da vida, quando gira, volta um pouco acima da posição anterior, num lento ciclo de evolução.

Texto escrito por Daniella Sinotti, Terapeuta Transpessoal Sistêmica e Jornalista.