VEM, ANO NOVO!

07 de janeiro de 2015 \\ O Bispo

Os segundos, os minutos e as horas começam e logo acabam. Os dias, as semanas, os meses e os anos começam e parece que tudo está pela frente. Sabemos que o tempo, mesmo sendo passageiro, é um presente de Deus. Por isso, saudamos, com gratidão o Ano Novo.
 
VEM ANO NOVO! Queremos ocupar todo teu tempo, minuto a minuto, dia-a-dia, mês a mês na construção de um mundo melhor onde as pessoas sejam o centro e a finalidade de toda a atividade. Ano de certezas e esperanças. De vitória do bem sobre o mal, do amor sobre o ódio. Ano de novos sonhos e ideais, de planos que se tornam realizações.
 
VEM ANO NOVO! Tantos alimentam a esperança de mais pão para suas bocas famintas, de mais água potável para sua saúde. A terra está ansiosa para ser mãe de todos os seres. Mãe que deseja sementes para produzir frutos.
 
VEM ANO NOVO! Que muito mais gente participe das riquezas da terra. Que muitos aprendam mais dividir e menos somar. Que ninguém se acomode com sua vidinha de cada dia, mas pense grande, sonhe grandezas para todos. Que muita gente entre na fila dos que pensam um mundo melhor e por ele colocam pensamentos, mãos e coração.
 
VEM ANO NOVO! Com mais vontade de trabalhar com pequenas coisas e menos mania de grandeza. Renova os corações dos que trabalham a terra. Que antes de tudo, se contentem com pequenas coisas: cuidar de uma criação sadia, de uma horta variada, de um pomar, de uma casa e que só depois se pense nas grandes produções.
 
VEM ANO NOVO! Novos homens governando os estados e o Brasil. Novas  idéias, novos projetos econômicos, educacionais e sociais para o povo. Mais gente pensando e fazendo com que todos tenham direito a um hospital, a uma escola, a uma casa, a um pedaço de terra para trabalhar...
 
NUNCA é tarde para recomeçar. Nas páginas do Evangelho encontramos a certeza de que sempre é possível recomeçar: o surdo recupera a audição, o mudo começa a falar, o paralítico anda, o morto volta à vida, à mulher adúltera é devolvida à dignidade. 
 
O TEMPO é um precioso presente de Deus. Valorize cada momento do Ano Novo. O dia tem 24 horas, a semana 168 e o ano 8.760 horas. Em cada dia transcorrem 1.440 minutos. O tempo vale ouro! Não podemos levá-lo para a eternidade, mas com ele construirmos a eternidade. É com essa certeza que desejo a você leitor um abençoado ano de 2015,  com muita paz, saúde e Jesus no coração e na família.
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano