NOSSA PADROEIRA

28 de julho de 2014 \\ O Bispo

Milhares de pessoas, todos os anos, participam do novenário e da festa de Sant’Ana, padroeira de nossa Arquidiocese e de nosso município. E assim o Povo de Deus  torna-se mais consciente da sua religiosidade e de sua vocação de estar a serviço da vida,  da família e da cidadania.
 
NÃO SE PODE fazer uma idéia mais elevada, mais nobre e ao mesmo tempo mais exata das virtudes de Sant’Ana do que ela foi o primeiro santuário, a primeira casa onde habitou a mãe de Jesus. Maria é fruto do ventre de Sant’Ana. Eis uma gloriosa maternidade humana. É por isso que ela é invocada como padroeira das mães.
 
VISITANDO igrejas podemos ver imagens diferentes de Sant’Ana. Uma das mais bonitas é a da santa, com um livro na mão, ensinando as verdades divinas à menina Maria. É por isso que Sant’Ana é invocada como padroeira das mestras, dos professores e dos catequistas.
 
SANT’ANA é também invocada como padroeira dos viajantes, padroeira de todos os que viajam pelo ar, pela terra e pelo mar. A poderosa santa protege, guia e leva com segurança ao seu destino o viajante que nela confia.
 
SÃO MUITOS os milagres atribuídos a Sant’Ana como padroeira dos viajantes. A tradição narra o fato de sete pescadores que durante cinco dias e cinco noites estavam perdidos em alto mar numa barca de madeira. Faltavam alimentos e água. Desesperados fizeram promessa a Sant’Ana de construir uma igreja a ela dedicada se conseguissem salvar-se. Imediatamente reencontram a rota de viagem chegam ao porto de Palma, na ilha de Majorca, sãos e salvos. No mesmo  ano iniciaram a construção da igreja e hoje é um grande santuário dedicado a Sant’Ana onde se encontra a referida barca. Como este, contam-se tantos prodígios que atestam como Sant’Ana protege e leva com segurança ao destino os viajantes.
 
A VIDA é a viagem mais longa que realizamos. Para alcançar o destino só Deus nos guiando com a proteção da senhora Sant’Ana. Que Sant’Ana proteja a todos. Que Sant’Ana abençoe a todas as mães e mestras. Que senhora Sant’Ana leve todos os viajantes ao seu destino. Que a senhora Sant’Ana acompanhe de perto a todos.
 
MÃE da mãe de Jesus, ó Sant’Ana, abençoai nossas famílias e dai-lhes a graça de crescer na fé, no perdão e na oração. Livrai-nos de todos os males e guiai nossos passos para sempre percorrermos os caminhos do Senhor. Ajudai-nos a caminhar unidos, por quem “Somos Todos Irmãos”. 
 
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano