RAMOS DA ALEGRIA

15 de abril de 2014 \\ O Bispo

 A palavra insistente que brota do falar e do ser do Papa Francisco é ALEGRIA. Diz o Papa: “Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa. Tem sempre cara de quaresma.” Com alegria, vamos participar neste domingo da Procissão de Ramos. 
 
A  SEMANA Santa começa com o Domingo de  Ramos. Símbolos de vida, de esperança e de paz, os ramos verdes são abençoados e levados em alegre procissão, revivendo a entrada de Jesus em Jerusalém, onde iria dar sua vida para a salvação da humanidade.
 
JESUS entra de cabeça erguida na cidade de Jerusalém mesmo sabendo que ela não o reconheceria como Messias-Salvador. Os discípulos pensam na exaltação e na instalação do Reino onde eles, por fim, ocupariam cargos importantes de poder político e religioso. Jesus vai ao encontro da morte. Eles esperam glórias humanas!
 
COMEÇA, portanto, neste domingo, a grande semana de Jesus. A mais importante de sua vida. E também de nossa vida. O clima do Domingo de Ramos é de alegria. Jesus entra em Jerusalém sendo aclamado por uma grande multidão de seguidores e admiradores de sua mensagem. Mas, Jesus entra na cidade montado em um jumentinho. Jumento simboliza a humildade, o serviço e a mansidão. Os reis usavam cavalos que simbolizavam a força e o poder. Jesus  é rei que serve humildemente. Veio para servir, mas o povo quer aclamá-lo rei.
 
NÃO ESQUEÇAMOS, porém, que o mesmo povo que aplaudiu Jesus foi manipulado por seus inimigos e alguns dias depois grita: crucifica-o. Como são passageiros os aplausos humanos! As mãos que jogam flores são as mesmas que atiram pedras. A boca que grita vivas é a mesma que diz crucifica-o. Com facilidade nos deixamos manipular. Os interesses e às vezes falam mais alto.
 
OS RAMOS bentos, além de vida,  de paz e de alegria, significam compromisso, vitória. Vamos levá-los para nossas casas como sinal da presença de Cristo em nossa vida. E assim, como  aclamamos Jesus com ramos verdes, vamos segui-Lo todos os dias, sendo testemunhas alegres de sua Ressurreição. Feliz e abençoada Páscoa!
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano