OS SERVIDORES DA VIDA

22 de outubro de 2013 \\ O Bispo

No dia 18 de outubro, dia do apóstolo São Lucas, definido pelas páginas da Bíblia como o médico Lucas, comemora-se o Dia do Médico. Personagem constante do show da vida, o médico  é testemunha do milagre de cada novo ser que nasce. Com emoção e alegria, dor e esperança, em suas mãos, colocamos nossa vida e o sonho de poder viver mais.
 
“APLICAREI os regimes para o bem do doente, segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei remédio mortal, nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva” (Hipócrates médico grego, considerado o pai da Medicina).
 
DESDE então, todos os anos, em muitos  lugares do mundo e em todas as universidades de Medicina, os recem-formados médicos repetem esse juramento: “Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da humanidade... Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da humanidade” (Juramento do médico – Declaração de Genebra).
 
O PROBLEMA da dor e da doença é um dos mais angustiantes para a existência humana. Causa sofrimento, limita as nossas capacidades, marginaliza e dá a sensação de inutilidade e medo da morte. No entanto, a doença, mais tarde ou mais cedo, em maior ou menor grau, bate à porta de quase todos. O sofrimento é o pão nosso de cada dia. Nestes momentos, além de fé e esperança, precisamos contar com o apoio e serviços de um grande profissional: o médico
 
O MÉDICO tem como profissão ajudar pessoas, prevenir, curar ou abrandar suas enfermidades e aliviar a dor. Ficamos aliviados e mais seguros, quando encontramos nele esperança, força e acolhimento. Ser médico é mais do que um trabalho, é um sacerdócio, pois esse profissional da saúde cuida e trata da obra prima de Deus, que é o ser humano. O médico é o servidor da vida.
 
NO DIA DO MÉDICO queremos agradecer ao nosso médico, o médico amigo, o médico da família, da empresa e de nossas organizações. Agradecer, a quem confiamos nossos segredos e que dele esperamos uma palavra de estímulo e de apoio. Que os médicos tenham Jesus como modelo e recompensa. Ele disse: “Eu vim para que todos tenham Vida e Vida em abundância”. (Jo 10,10)
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano