OBRIGADO DOM SILVÉRIO !

06 de junho de 2013 \\ O Bispo

Tive  o privilégio de acompanhar dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque até os últimos instantes de sua vida. Vi um coração apagando-se num corpo prostrado, mas uma dignidade invejável. Uma história viva colocada nas mãos do Criador. Um homem de Deus, cuja memória permanecerá na história da Igreja Particular de Feira de Santana.

NA MADRUGADA do dia 28 de  maio imolava-se lentamente o pastor da mansidão, firmeza, misericórdia e equilíbrio a quem toda a Igreja, pastorais e movimentos eclesiais lhe são reconhecidos. Bem sabemos que os homens de Deus não passam, são transformados. Como falecidos, tornam-se invisíveis, mas não ausentes. Nesses dias, dos lábios e do coração orante de todos, constantemente aflorava esta prece: “Obrigado, Senhor, por dom Silvério”!

OBRIGADO Senhor, por dom Silvério! Obrigado pelo bispo que tanto amou Feira de Santana, que sofreu no silêncio, e, muitas vezes, foi incompreendido e contestado. Obrigado por seu acolhimento e escuta, por sua pobreza e pela profunda vivência do Evangelho! Obrigado pela sua palavra segura e sábia! Uma vida de fidelidade a Deus e à Igreja!

“EM CADA fase da vida consagrada de dom Silvério,  evidenciamos como sempre cultivou o desapego, o identificar-se com o Senhor e o agir como Cristo que culmina na escolha do lema de seu episcopado: “Sentire cum Ecclesia” (Sentir com a Igreja), um retrato de sua vida sempre sentindo a sua Igreja e buscando tudo sentir com ela” (Dr. Antônio Cunha Santana).

“QUEM teve o privilégio de conviver com dom Silvério sabe  que nele encontramos a verdade, a tranqüilidade de um bom confessor, a sabedoria de um grande conselheiro, a oração forte e audível aos ouvidos de Deus, a oportuna interferência nos momentos decisivos do seu rico pastoreio sem olhar para coisas pequenas nem se intimidar com falsos poderes, sempre passageiros” (Dr. Mário Sérgio Bacellar).

CREMOS Senhor, que dom Silvério já foi acolhido em Vossa casa celeste. Obrigado  por todos os que ajudaram dom Silvério em sua vida, em suas enfermidades, nas lutas, nos sofrimentos, nas alegrias e em sua passagem definitiva. Obrigado pelos incontáveis telefonemas, telegramas, pelas belíssimas mensagens e gestos de solidariedade. Agradecemos as orações pelo descanso eterno desse nosso querido irmão, amigo, bispo e pastor. Que tudo seja para a glória de Vosso nome, Senhor da Vida.

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
[email protected]