Frases da Semana

21 de maio de 2011 \\ O Bispo

Frase da semana
Do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB)
Isso tem sido constante na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia “onde se atropela a Constituição”. Referiu-se a aprovação da Reforma Administrativa do Estado pela casa parlamentar.

Livro
A Assembléia Legislativa e o Museu Eugênio Teixeira Leal lançaram quarta-feira (18), o 3º volume da coleção Memória da Bahia, no espaço Versátil, do Ondina Aparthotel. Trata-se da publicação em livro do ciclo de palestras organizado pelo professor José Calazans entre 1985 e 1995 no museu. O livro lançado enfoca os temas Economia, Comércio e Finanças da Bahia e Política, foi prefaciado pelo presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro, e contém 24 textos extraídos dessas palestras proferidas por empresários, historiadores, escritores, economistas e acadêmicos.
Personalidades como Ruy Simões, Thales de Azevêdo, Renato Berbert de Castro, Cláudio Veiga, Norberto Odebrecht, Consuelo Pondé de Sena, Kátia Mattoso, Ronald Lobato, Mário Calmon, Ary Guimarães, Luís Henrique Dias Tavares, Josaphat Marinho, Wilson Lins e Renan Baleeiro.

ABIO
Membros da diretoria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Associação Transparência Municipal (ATM), foram recebidos terça-feira (17), pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), Fernando Tolentino. No encontro falaram sobre políticas públicas de Transparência Administrativa e a Lei geral de acesso à informação.
Representando a ABM, o presidente Alberto Muniz e o secretário-executivo José Carlos Rassier.  A ATM foi representada pelo seu presidente Paulo Sergio Silva e integrantes da diretoria. O encontro foi na sede da Imprensa Nacional em Brasília.

Abandono
 “O sentimento separatista que brota no Oeste Baiano é fruto do abandono a que a região foi relegada pelo governo petista”, afirma o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.
Aleluia não tem dúvida de que a falta de ações do governador Jaques Wagner é o que está motivando o ressurgimento da idéia de criação do estado de São Francisco.
Nas várias viagens que fez à região, ao lado do ex-governador Paulo Souto, durante a campanha eleitoral, no ano passado, o líder oposicionista constatou a distância existente entre o governo e a população local.
 “Por isso, defendíamos em nosso programa de governo a criação de algum tipo de estrutura da administração governamental, descentralizada e enxuta na região, que aproximasse mais o estado da população do Oeste”, explica o presidente democrata.
Para Aleluia, não tem fundamento o argumento de alguns defensores da separação de que é impossível governar um estado das dimensões territoriais da Bahia. “Se fosse assim, haveria também propostas de divisão do estado de Minas Gerais, que é maior do que a Bahia”, afirma.
Na opinião do presidente estadual do Democratas, é preciso urgentemente melhorar os serviços públicos, como segurança, educação e saúde pública, para evitar o recrudescimento do sentimento separatista.
 “No Oeste, os índices de violência são crescentes, mas a Companhia Especial do Cerrado está sucateada e tem hoje um contingente de policiais inferior a quando foi criada no governo de Paulo Souto”, denuncia Aleluia.

 INB
Os deputados Bruno Reis (PRP), Targino Machado (PSC) e Augusto Castro (PSDB) apresentaram um requerimento conjunto à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, solicitando a formação de uma comissão para acompanhar in loco a situação das 90 toneladas de material das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) que estão estacionadas no Batalhão da Polícia Militar de Guanambi. “Cabe uma pergunta: a INB tem a sua sede localizada no Rio de Janeiro e está presente na Bahia, Ceará, São Paulo e Minas Gerais. Por que esta carga tem de vir para a Bahia? Por que não vai para São Paulo ou outros estados?”.

Assessor
O jornalista Ernesto Marques postou ontem em seu twitter que está de “volta ao mercado”. Ele era assessor do governador Jaques Wagner. Segundo o jornal A Tarde, Marques é o terceiro a ocupar o cargo nos dois mandatos do governador, a quem acompanhou por quatro anos. Foi antecedido por dois outros, que ficaram no posto por seis meses.

Sucessão municipal
A conversa rolava solta a semana passada regada ao irlandês Jameson numa residência na Pituba em homenagem ao aniversário de um figurão prestigiado por políticos do PR e do PP, quando começaram a ser discutidos alguns cenários para a sucessão municipal de 2012 em Salvador. Vários nomes circularam e sumiram com a mesma rapidez com que foram lembrados, mas a referência a uma dupla, em especial, reverberou por quase toda a noite, aparentemente animando líderes das duas legendas. Ela seria integrada pelo atual chefe da Casa Civil do prefeito João Henrique (PP), João Leão (PP), e o deputado federal Maurício Trindade (PR), na condição, respectivamente, de cabeça e vice de uma chapa à Prefeitura. Nenhum dos dois esteve presente ao encontro, mas foram rapidamente comunicados do nível de empolgação com que os convivas deixaram o local, já na alta madrugada. (PL)

Encontro
O novo presidente do PT, Rui Falcão, se reuniu quinta-feira (19) com a presidente Dilma Rousseff pela primeira vez desde que assumiu o comando do partido, em abril. Deputado estadual, ele substituiu José Eduardo Dutra, que se afastou da liderança por problemas de saúde. Dilma e Falcão almoçaram com os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais). Durante o encontro, ficou decidido que ambos terão reuniões regulares para afinar posições. Segundo Falcão, não houve discussão sobre cargos. “Não era ocasião para isso.” O PT indicou 104 nomes o segundo escalão, mas as nomeações seguem lentas.