O EXEMPLO DO PAI

15 de agosto de 2012 \\ O Bispo


Numa tarde quente de feriado, o pai levou seus dois filhos – sete e cinco anos – ao circo. Era recompensa pelo bom aproveitamento escolar. Na bilheteria foi informado: para crianças com menos de seis anos a entrada é grátis, para os outros, é cinco reais. O pai pagou os 10 reais. Foi à vez do funcionário comentar ao pai: podias ter economizado os cinco reais, eu nunca poderia saber se o garoto tem mais ou menos de seis anos. Com serena sabedoria, o pai explicou: o senhor não saberia, mas eu saberia e os garotos também.

OS PSICÓLOGOS e educadores falam dos chamados comandos iniciais, são as atitudes, palavras e exemplos dos pais, nos primeiros anos de vida da criança. Para ela, os pais sabem tudo, são autoridades absolutas. E por isso gravam posturas que vão perdurar pela vida inteira. A criança, que é elogiada, cresce em todos os sentidos, a criança que é desprezada vai formar uma auto-estima baixa.

PADRE Charboneau escreveu um dia uma “Mensagem para os Pais”: Ele afirmou: Só uma vez nosso filho terá três anos e estará doido para sentar em nosso colo; Só uma vez ele terá cinco anos e quererá brincar conosco; Só uma vez terá dez anos e desejará estar conosco, em nosso trabalho; Só uma vez será adolescente e verá em nós um amigo com quem conversar; Só uma vez estará na universidade e quererá trocar idéias conosco. Se  nós perdermos essas oportunidades, nós perderemos nosso filho para sempre e ele ao terá pai.

A FIGURA paterna, portanto, é um desses valores de nossa vida, quer a enfoquemos do ponto de vista puramente humano, quer do ponto de vista da fé. Em que pese hoje as funções de pai e mãe dentro do lar terem deixado de serem bem definidas como foi no passado, o pai continua sendo para os filhos fonte de vida, segurança proteção. E também, ternura, carinho, confiança, honestidade e ética..

DEUS ABENÇOE nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos em volta de uma mesa farta, os que vão celebrar seu dia longe dos filhos mas dando sua vida por eles, os que dirão a Deus de sua alegria por terem casa, trabalho e saúde, os que pedirão socorro a Deus porque sentem que a cada dia, por força do desemprego, do baixo salário, está ficando cada vez mais difícil honrar com seus compromissos de pai. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam eles por aqui ou lá com Deus no céu. Parabéns a você pai!

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
[email protected]