CUIDAR DA NOSSA CASA

04 de junho de 2012 \\ O Bispo

Os calendários assinalam para 05 de junho, o Dia mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A data pode ter virado fenômeno de moda, a exemplo de tantos outros, mas diante de certas realidades é impossível ficar calado. Por isso, gostaríamos que o dia servisse para uma reflexão séria sobre nosso papel diante do meio ambiente.

O TERMO  ecologia existe há mais de 130 anos, mas ganhou expressão nas últimas décadas, quando ficou claro que o homem estava destruindo sua casa. Isto significa uma ameaça concreta ao futuro. Na década de 50 temia-se a Bomba Atômica. Hoje a poluição é bem pior que a bomba.

A ECOLOGIA é hoje, possivelmente, a bandeira mais universal das bandeiras, assumindo contornos planetários. Inquilinos descuidados, maltratamos nossa casa, ameaçando a própria vida. Todos de alguma maneira, somos coniventes. Se alguém derruba uma árvore, esta desaparece para todos.

MILHARES de árvores foram cortadas sem serem substituídas. A sombra, o ar, o equilíbrio foram atingidos e em algumas áreas surgiram intermináveis desertos. Por falta de preservação, muitos rios secaram. O desmatamento progressivo afeta o regime das chuvas e a temperatura da terra aumenta. Muitas espécies de animais, peixes e árvores simplesmente, desapareceram.

UM CAPÍTULO à parte refere-se ao lixo. A Terra assemelha-se, hoje, a uma grande lixeira. Há pneus, garrafas, venenos espalhados ao ar livre. E este lixo não fica apenas na terra. Ele invade as águas e o ar. O próprio céu não está mais azul. A atmosfera está cheia de buracos e o sol queima mais e afeta a pele. Você se dá conta da origem do câncer de pele?

O DIA MUNDIAL do Meio Ambiente e da Ecologia deve ser um sino que soa chamando para o grande encontro do homem com a natureza. Respeite a natureza. Ela não tem como falar para reagir, mas reage não falando. Respeitar a natureza é um ato de inteligência consigo mesmo e um ato de amor aos filhos do presente e do futuro. É também uma maneira de louvar a Deus.

SENHOR, onde houver quem jogue lixo em local inadequado, que eu possa despertá-lo para a consciência ambiental. Onde houver alguém poluindo rios, que eu possa educá-lo a não fazer mais. Onde houver alguém destruindo matas e florestas, que eu possa sensibilizá-lo a protegê-las. São Francisco de Assis, Patrono da Natureza, protegei nosso meio ambiente e abençoai os que o defendem.

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
[email protected]