A Missão do Bispo

26 de março de 2012 \\ O Bispo

O Papa Bento XVI nomeou, no dia 21 de março, o Padre Giovanni Crippa, atualmente pároco da paróquia Santíssima Trindade, em Feira de Santana, 54 anos, como bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A ordenação do novo bispo será no dia 13 de maio às 9 horas, na Catedral Metropolitana Senhora Santana.

PADRE Giovanni nasceu no dia 06 de outubro de 1958 em Besana, na Itália. Fez o curso de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. É doutor em História da Igreja. Ordenado padre no dia 14 de setembro de 1985, foi professor na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma. Veio ao Brasil no ano de 2000. Em de Feira de Santana, foi pároco da paróquia Santíssima Trindade, professor da Faculdade Católica, diretor espiritual do Seminário Santana Mestra, membro do Conselho Presbiteral,   diretor espiritual das Equipes de Nossa Senhora e do Encontro de Casais com Cristo.

QUANTO maior o poder, maior a responsabilidade! Esta realidade não poderia ser diferente na Igreja. No entanto, no cristianismo, poder significa serviço, entrega e doação. Quanto mais é elevada na hierarquia, mais comprometida no serviço e no martírio deve estar a pessoa que ocupa o cargo. O Mestre Jesus é o exemplo para a missão do bispo. Com palavras e obras prova que veio para servir e lavar os pés de todos.

OS BISPOS, sucessores dos apóstolos, assumem a responsabilidade de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores que carregam um tesouro em vasos de barro. Eles são constituídos pastores da Igreja com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão com o Papa. Uma enorme responsabilidade, uma cruz que cada bispo carrega junto com Cristo rumo ao calvário.

“SEREIS minhas testemunhas até os confins do mundo” (At 1,8). Essas palavras de Jesus, pouco antes de voltar ao Pai, são uma ordem, uma promessa e uma garantia. Por isso, o bispo é ser representante de Cristo, mas de um modo diverso a outras representações. Não se reduz  a falar e agir no lugar de uma pessoa ausente. Ao contrário, é a presença de Cristo na vida das pessoas, das comunidades e da sociedade.

PADRE GIOVANNI, o senhor ouviu a voz de Deus: “sai da tua terra e vai para a terra que eu te mostrar”. O senhor saiu da Itália. A terra que Deus, em sua providência, lhe mostrou foi Feira de Santana e a partir de agora é a Arquidiocese de São Salvador. Vai com fé e confiança no Senhor e na mãe de Jesus. Vai e colherás ótimos frutos. Preces, agradecimentos e parabéns de seu irmão no episcopado.

+Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
[email protected]